Imprensa

03.04.2019

Metodologia integra diferentes bases de dados

O boletim Ensaio e Conjuntura, da Fundação Seade, aborda a metodologia de vinculação determinística adotada para integrar diferentes bases de dados de terceiros com as bases de estatísticas do registro civil produzidas no Seade, cujos resultados enriquecem e ampliam análises de diversos fenômenos da realidade paulista.
São descritas, sinteticamente, cinco experiências relevantes desenvolvidas em parceria com outras instituições públicas. Apresenta-se, ainda, relação de teses, artigos e apresentações em congressos que utilizaram bases de dados resultantes da vinculação.
Pelo estudo, percebe-se que os ganhos com a adoção de tratamento conjunto de diferentes bases de registros administrativos são relevantes. A utilização isolada de uma base nem sempre oferece quantificação e detalhamento suficientes para se compreender adequadamente o fenômeno a ser estudado.
Em contrapartida, a integração de duas ou mais bases de dados amplia o universo de casos e racionaliza seu uso, possibilitando, também, a avaliação da qualidade no preenchimento de variáveis comuns e a complementação de informações presentes em apenas uma delas.
Consulte aqui a íntegra do estudo.