Imprensa

16.10.2023

Um mapa da Indústria para o Estado de São Paulo

Artigo do gerente de Economia da Fundação Seade

A Fundação Seade recentemente revisou o Mapa da Indústria em São Paulo, expandindo a série temporal do VTI (Valor da Transformação Industrial) para abranger os anos de 2003 a 2020. Essa atualização inclui dados detalhados para todas as 24 divisões industriais nos 645 municípios do Estado.

Esse trabalho contempla uma grande lacuna do sistema estatístico nacional. Depois que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mudou o eixo das pesquisas econômicas, abandonando a estratégia de censos econômicos quinquenais por pesquisas amostrais anuais a partir de 1994, a divulgação dos resultados das pesquisas estruturais passou por um grande avanço: agora mais leves, as pesquisas anuais diminuíram para dois anos a defasagem dos dados em relação à data de referência da pesquisa. Os dados das pesquisas anuais, entretanto, são divulgados apenas para as Unidades da Federação e, nesse sentido, o sistema estatístico ficou carente de informações sobre a indústria nos municípios.

Sem informações sobre a atividade industrial, os dados de emprego formal passaram a ser utilizados como substitutos da produção. Todavia, ao longo do tempo, o emprego e a massa salarial passam a ser substitutos imperfeitos da produção industrial em termos de valor em razão de múltiplos fatores, a maioria deles associados às mudanças técnico-produtivas e organizacionais que poupam trabalho.

Como recuperar as informações sobre a estrutura industrial dos municípios sem voltar aos Censos Econômicos – dispendiosos, demorados e ineficientes?
A resposta está na integração dos registros fiscais ao sistema de Contas Regionais, realizada a partir do intercâmbio técnico e de informações entre as equipes da Fundação Seade e da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.

Utilizar registros administrativos fiscais como fonte de dados apresenta uma vantagem significativa: torna as pesquisas mais econômicas em comparação com levantamentos diretos. Essa economia de recursos permite que mais estudos sejam realizados, ampliando o escopo de análise e fornecendo uma base de dados mais robusta para a formulação de políticas públicas. Além disso, a integração desses registros contribui para uma análise mais aprofundada e precisa da geografia industrial paulista, facilitando a identificação de tendências e desafios específicos da indústria em diferentes regiões do Estado.

Esse produto não ficará limitado à análise dos municípios. Para o período 2007-2020, organizamos a base da Pesquisa Anual da Indústria a partir das divisões da indústria de transformação, permitindo comparar o Estado de São Paulo e o agregado dos demais Estados da Federação em termos de salário, salário médio e produtividade em valores correntes e valores constantes.

Consulte aqui mais detalhes.