Imprensa

16.10.2023

Indústria alimentícia é destaque na transformação industrial na Região de Franca

Jornal da Franca – 16/10/2023

O setor de produtos alimentícios tem o maior Valor de Transformação Industrial (VTI) na Região Administrativa de Franca, com participação de 52,1%.

Em segundo lugar vem o de produtos químicos, com 12,6%, seguido por couros e artefatos de couro, 10,5%, metalurgia, 8,5%, e máquinas e equipamentos, com 5,9%, fechando o ranking dos cinco primeiros colocados.

O VTI é um indicador que representa a diferença entre o valor da produção e o custo dos insumos consumidos no processo produtivo, e o ano de 2021 é o último período levantado pela Fundação Seade em seu novo produto, o Painel da Indústria em São Paulo.

Contas Regionais

Este painel apresenta o VTI para todas as 25 divisões industriais nos 645 municípios do Estado, a partir da integração de informações da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo com os dados do Sistema de Contas Regionais.

A indústria da transformação tem alto valor no ramo industrial brasileiro, e está presente em boa parte das operações desenvolvidas, abrangendo a transformação física, química ou biológica das matérias-primas em produto final ou intermediário.

O VTI é um indicador utilizado na mensuração de consumo intermediário e do custo das operações industriais. Quando declinante, por exemplo, indica um maior nível de consumo intermediário ou aumento no custo das operações industriais.

Sobre o Painel da Indústria

O Seade Indústria traz metodologia específica desenvolvida pela Fundação Seade para mensuração do VTI para os municípios do Estado de São Paulo, e compreende o período entre os anos de 2003 e de 2021.

A plataforma concentra grande volume de dados para análise interativa em um único local de consulta, além das tabelas desagregadas no repositório de dados da Fundação. O produto oferece à sociedade um panorama preciso da geografia industrial do Estado de São Paulo.

O Painel da Indústria da Fundação Seade é uma revisão do Mapa da Indústria em São Paulo, e vem preencher uma lacuna de informações sobre a indústria nos municípios do Estado de São Paulo, uma vez que os dados das pesquisas do IBGE, que agora são anuais, são divulgados apenas para as Unidades da Federação.