Imprensa

05.02.2018

Seade projeta redução

O Estado de S. Paulo – 04/02/2018
O número de novos domicílios ocupados em São Paulo irá cair até 2050, de acordo com uma projeção feita pela Fundação Seade. Deverá haver uma queda de 30% na procura pelos imóveis em comparação ao período entre 1970 e 2010, seguindo a tendência de diminuição na taxa de crescimento da população, que contempla a redução da fecundidade, do aumento da idade média e do consequente envelhecimento das pessoas. O estudo também aponta que o número de ocupantes por imóvel irá sofrer retração. Dessa forma, um novo modelo de empreendimento já começa a ganhar força no mercado imobiliário: os domicílios unipessoais, que comportam apenas um morador.
O crescimento anual de domicílios ocupados diminuirá em 30% no Estado de São Paulo até 2050. Projeção feita pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), órgão da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do governo estadual, obtida com exclusividade pelo Estado, aponta que a média estabelecida entre 1970 e 2010, de ocupação de 224.320 novos domicílios ao ano, deve cair para 156.193.
De acordo com o chefe da Divisão de Projeções Populacionais da Seade, Carlos Eugênio Ferreira, o quadro é decorrente da diminuição da taxa de crescimento da população. A diminuição da taxa de fecundidade é o principal fator para a queda desta taxa no Brasil.
Em 1970, o nível médio de filhos por mulher era de 4,2. Em 2015, temos apenas 1,76. É uma queda acentuada.
De acordo com o presidente do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), Flávio Amary, há um aumento na procura por imóveis que comportem apenas uma pessoa. Mas a maior parte da população ainda demanda por imóveis um pouco maiores.
A projeção da Fundação Seade também aborda a redução no número de moradores por residência. O patamar acima de cinco moradores por domicílio da década de 1950 cairá para 2,47 em 2050. Houve queda de 58,58% para 30,26% de pessoas que viviam em domicílios com 5 ou mais moradores entre 1980 e 2010. Já residentes em domicílios com até dois moradores passaram de 8,41% para 18,54%.
No último censo, em 2010, 48,11% dos idosos viviam em domicílios com até dois moradores. Para o grupo de 80 anos e mais, o número cresce para 52,87%. Esse elemento também caracteriza as transformações que vêm ocorrendo nos domicílios, diz Ferreira.
O estudo da Fundação Seade detectou que os idosos tendem a morar no litoral do Estado, como nas cidades de Praia Grande e Santos. Já em relação à capital paulista, Ferreira aponta em que região a tendência já começou a se manifestar. A transição demográfica é mais forte nas regiões centrais da cidade. Não estou falando do centro, mas de todos esses bairros mais centrais, como Pinheiros, Moema, Vila Mariana e todos esses que representam a área do centro expandido.
A projeção levou em conta duas análises. Uma foi feita a partir dos componentes que decompõem o crescimento vegetativo da população: mortalidade, natalidade e migrações.
A outra trata dos domicílios com base na taxa de chefia, que se refere à pessoa responsável pela residência. Além disso, foram levados em conta apenas os domicílios efetivamente ocupados, sem restrição à qualidade ou local. Ou seja, favelas e ocupações periféricas também são contempladas.