Jornal da Franca – 28/06/2023
Há mais de 40 anos, o Sistema Estadual de Análise de Dados é referência nacional na produção e disseminação de análises e estatÃsticas
A Fundação Seade analisou os valores do PIB paulista no primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo perÃodo do ano anterior, e a Região Administrativa de Franca, composta por 19 municÃpios, respondeu por 0,6% do PIB estadual.
Em valores correntes, foram R$8,46 milhões no primeiro trimestre deste ano.
Sua participação no PIB paulista como um todo foi de 1,2%, posicionando a RA de Franca na décima sétima colocação entre as regiões com maiores Ãndices percentuais do Estado de São Paulo.
Nos últimos quatro trimestres imediatamente anteriores, o aumento no PIB foi de 3,4%, enquanto o Estado de São Paulo teve aumento de 2,9%. No trimestre imediatamente anterior, com ajuste sazonal, o PIB da região apresentou queda de -0,6%. No Estado, o crescimento foi de 0,3%.
Região francana
Os municÃpios considerados na conta do PIB regional foram Cristais Paulista, Franca, Itirapuã, Jeriquara, PatrocÃnio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina e São José da Bela Vista
Veja todos os comparativos da região e os valores correntes no link abaixo: https://pib.seade.gov.br/wp-content/uploads/sites/10/2023/06/PIB-regional-sao-paulo-primeiro-trimestre-2023-Regiao-metropolitana-puxa-crescimento.pdf
Sobre a coleção Seade Economia
O estudo integra a coleção Seade SP Economia, que tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos setores de atividade presentes na economia paulista.
As análises contemplam a estrutura dos segmentos em termos de valor e emprego, seu peso na economia estadual e a sua inserção no contexto nacional e internacional.
Os estudos abrangem também a evolução da distribuição das atividades entre as regiões do Estado e as suas perspectivas em termos de investimentos, inovação e incorporação de novas tecnologias.
Sobre o Seade
Há mais de 40 anos, o Sistema Estadual de Análise de Dados é referência nacional na produção e disseminação de análises e estatÃsticas socioeconômicas e demográficas do Estado de São Paulo.
O sistema produz estudos como o Seade SP Economia ? com análises setoriais da economia paulista;
SP Trabalho, com análise de dados sobre trabalho, desocupação e rendimento para o Estado de SP e suas regiões; e
Seade PIB Regional, que reflete a soma de todos os bens e serviços produzidos em dado perÃodo e determinada região.
29/07/25
Metade da população de São Paulo já utiliza aplicativos para compras
25/07/25
Investimentos em saúde aumentaram no Estado de São Paulo após pandemia
21/07/25
Número de novas empresas cresce em Barretos, com destaque para microempreendedores individuais
16/07/25
Franca registra quase 14 mil novas empresas nos últimos 12 meses, diz Fundação Seade
14/07/25
Admirável mundo velho: Brasil envelheceu antes de ficar rico