- Home
- Imprensa
- Press Releases
- Artigo: Agropecuária e agronegócio: entendendo as diferenças
Você sabe qual a diferença entre agropecuária e agronegócio? Enquanto a primeira refere-se à produção primária nos setores agrÃcola e pecuário, o agronegócio vai além, envolvendo todas as atividades ligadas à produção agrÃcola, desde a fase de insumos até o consumidor final.
O setor primário é responsável pela extração de recursos da natureza, e na agropecuária isso inclui a criação de animais (pecuária), o cultivo de plantas (agricultura) e a extrativa vegetal e silvicultura. No Estado de São Paulo, enquanto o PIB geral cresceu 2,3% entre fevereiro e março de 2024, na comparação livre dos efeitos sazonais, a parcela referente à agropecuária neste perÃodo cresceu 1,1%. No primeiro trimestre de 2024, em relação ao trimestre anterior (último de 2023), a agropecuária cresceu 11,3%.
Essa porcentagem engloba as atividades diretamente ligadas à produção agrÃcola e criação de animais, como plantio, colheita, manejo de gado, produção de leite e carne, entre outros produtos primários.
O objetivo principal da agropecuária é a produção de alimentos e matérias-primas. Quando pensamos no agronegócio, seus objetivos abarcam ainda o processamento, distribuição, comercialização e consumo dos produtos agropecuários. Ele abrange, portanto, as indústrias de alimentos, fabricação de insumos agrÃcolas (como fertilizantes e maquinário), logÃstica de transporte e comercialização dos produtos.
Compreender as diferenças entre esses dois conceitos é fundamental para apreciar a importância e a complexidade do setor agrÃcola e de suas ramificações econômicas, tão importantes para suprir as demandas internas e, frequentemente, a exportação. Saber a diferença entre as duas também é importante na área de pesquisas, pois os dados de uma ou de outra são diferentes e refletem diretamente nas análises.
O impacto da agropecuária na economia é profundo e multifacetado, contribuindo de maneira expressiva para a geração de empregos em toda a cadeia produtiva e impulsionando a economia.
Por Regiane Lenardon, pesquisadora da Fundação Seade.
02/07/25
Em abril, número de microempreendedores individuais alcançou 4,5 milhões no Estado de São Paulo
17/06/25
04/06/25
Consumo digital se consolida em SP: 67% da população compra pela internet
03/06/25
Estado de São Paulo gera 72 mil empregos em abril de 2025
02/06/25