Imprensa

03.07.2020

Regional de Saúde de Campinas atinge 80% de ocupação dos leitos UTI Covid, diz governo estadual

Site G1 Campinas e Região – 3/07/2020
O Departamento Regional de Saúde de Campinas (SP) atingiu 80% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para novo coronavírus, segundo o balanço do governo estadual. Um dos critérios da fase vermelha do Plano São Paulo é a região ter mais de 80% de ocupação.
Os dados se referem à atualização mais recente do site do governo estadual, de 14h30 da quinta-feira (2). Até quarta-feira (1º), a ocupação estava em 79,6%.
Atualmente, a regional de Campinas está na fase 2 – laranja do plano de retomada, que exige ocupação dos leitos de UTI Covid entre 70% e 80%. Ainda na quarta-feira, o secretário de Desenvolvimento Regional de SP, Marco Vinholi, disse que os municípios no entorno da metrópole devem, assim como ela, ficar em alerta para o aumento das internações e do número de casos do novo coronavírus.
A expectativa é que o governador João Doria (PSDB) apresente nesta sexta as novas classificações das regionais de saúde sobre o plano de retomada. A coletiva de imprensa está marcada para 12h45.
A regional de Campinas abrange 42 cidades. Nas últimas três classificações, o governo estadual manteve a região na fase laranja.
Apesar do aumento da taxa de ocupação regional, a cidade de Campinas voltou a ter, na quinta-feira (2), leitos disponíveis de UTI no SUS municipal após 20 dias consecutivos de lotação.
Dados regionais
Segundo a Fundação Seade, ligada à Secretaria de Governo de São Paulo, a ocupação nos leitos de enfermagem é de 57,6% na quinta-feira na regional de Saúde de Campinas.
Foram 173 novas internações na quinta-feira, com variação semanal de 17,%.
A região tem 23.119 casos, com variação semanal de -1%
São 912 óbitos, com variação de -12,5%.