Imprensa

25.02.2022

PIB paulista avança 5,7% em 2021

Segundo os dados do Produto Interno Bruto- PIB do 4º trimestre no Estado de São Paulo, apurados pela Fundação Seade, a economia paulista avançou 5,7% em 2021.
Os setores que mais apresentaram taxas positivas foram o de serviços (6,2%) e indústria (5,6%). A agropecuária teve decréscimo de 5,2.

Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, já descontados os efeitos sazonais, houve queda de 0,5%. O resultado foi influenciado pelo desempenho da indústria, com retração de 1,5%. A agropecuária e os serviços registraram expansão de 4,2% e 0,3%, respectivamente.

Impactadas positivamente pelo crescimento da economia no Estado de São Paulo nos meses de novembro e dezembro, as projeções da Fundação Seade para 2022 apontam para mínima de 0,8%, média de 1,0% e máxima de 1,3%. Para o PIB brasileiro, as novas projeções resultam em mínima de -0,2%, média de 0,4% e máxima de 0,8%.

PIB Mensal e PIB+30

De acordo com a Fundação Seade, entre os meses de novembro e dezembro, o PIB paulista cresceu 0,9%, já descontados os efeitos sazonais, com desempenho positivo nos três grandes setores: agropecuária (2,4%), indústria (1,6%) e serviços (0,1%).

O PIB+30 é um indicador que permite observar as estatísticas preliminares do PIB do Estado de São Paulo. No acumulado de 12 meses, o PIB+30 de janeiro apresentou resultado positivo de 5,1%.

Em janeiro de 2022 se manteve em patamar superior aos níveis anteriores à pandemia, embora com retração de 2,7%.

Sobre o PIB

É um indicador que reflete a soma de todos os bens e serviços produzidos em dado período e determinada região. O Seade desenvolveu diferentes metodologias de cálculo que permitem a análise das principais tendências da economia paulista. Este trabalho é divulgado regularmente por meio dos produtos PIB+30, PIB Mensal, PIB Trimestral e PIB Regional. Além disso, em parceria com o IBGE, o Seade calcula o PIB anual e o PIB dos municípios paulistas.

Consulte aqui o PIB.