Imprensa

07.03.2022

Fundação Seade e o IdeiaGov irão selecionar soluções para leitura automática de documentos

A Fundação Seade e o IdeiaGov lançam chamada pública em busca de soluções inovadoras para adotar ferramentas que ajudem a leitura automática dos documentos registrados com alguma deficiência na leitura, como baixa resolução de imagem ou inserida no formato errado prejudicando a identificação dos dados. Desta forma, evita-se o retrabalho na análise dos documentos e é agilizada a entrega e disponibilização ao público. Mensalmente, o órgão recebe cerca de 45 mil registros de nascimentos e 35 mil certidões de óbitos.

O processo de seleção receberá inscrições de empresas ou consórcios liderados por empresa nacional ou constituídos integralmente por grupo de empresas nacionais, desde que apresentados os documentos exigidos para inscrição e atendidas as demais normas do edital. Também poderão participar núcleos de inovação tecnológica.

“O desafio, ao ajudar a melhorar os processos de coleta, sistematização e análise dos dados demográficos e das estatísticas vitais de São Paulo, trará grande impacto na formulação das políticas públicas em nosso estado. Contar de forma mais rápida quantos são, onde estão e como são os paulistas é de grande valia para todas as políticas, desde o planejamento da quantidade de escolas necessárias até o dimensionamento de vacinas para a população”, disse Bruno Caetano, Diretor Executivo da Fundação Seade.

 

Inscrição e escolha

As empresas selecionadas irão desenvolver e apresentar projeto de atuação para uma banca de avaliação. As escolhidas irão implementar a proposta e receber os benefícios do programa, entre eles imersão, mentoria e cursos de capacitação junto à Fundação Seade.

Por solução inovadora entendem-se produtos, processos e serviços, integrados ou não, que sejam passíveis de adaptação, customização e ajustes para atender às necessidades do desafio. As inscrições serão recebidas em formato eletrônico, por meio de formulário de inscrição disponível no site IdeiaGov.

O IdeiaGov é o hub de inovação aberta do governo do Estado de São Paulo que conecta pessoas e organizações com a missão de resolver desafios públicos para gerar impacto positivo na sociedade.

A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – Seade é um centro de referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas nas áreas socioeconômicas e demográficas.

Consulte aqui a íntegra.