Imprensa

08.12.2020

Vacinação contra Covid-19 começa em 25 de janeiro

Diário do Grande ABC – 7/12/2020
O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou ontem, durante coletiva de imprensa, que a vacinação contra a Covid-19 começa no dia 25 de janeiro, em todo o Estado.
Está prevista a aplicação de 18 milhões de doses, em duas etapas, para profissionais de saúde, indígenas, quilombolas e idosos com 60 anos ou mais. A Coronavac, vacina que vem sendo produzida em parceria com o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac, ainda não foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
São Paulo também vai disponibilizar 4 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan para outros Estados. ?A vacina será gratuita para todos no sistema público de saúde do Estado de São Paulo?, afirmou o governador. ?Não estamos virando as costas para o Plano Nacional de Imunizações, mas precisamos ser mais ágeis e, por isso, estamos nos antecipando. Somos todos a favor da vida e de todas as vacinas?, acrescentou Doria.
A previsão é que 9 milhões de pessoas sejam imunizadas na primeira etapa, com a aplicação de 18 milhões de doses. O público-alvo prioritário abrange trabalhadores na linha de frente de combate à Covid-19, indígenas e quilombolas e também a faixa etária com maior índice de letalidade por Covid-19 ? 77% das mortes provocadas pelo coronavírus até agora são de pessoas com mais de 60 anos.
A campanha será coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde e implementada em parceria com as 645 prefeituras de São Paulo. O objetivo é dobrar o total de postos destinados à vacinação dos atuais 5.200 para até 10 mil locais (veja abaixo como as cidades da região estão se preparando).
O governo do Estado vai propor aos municípios a adoção de normas especiais para vacinação em farmácias, quartéis da Polícia Militar, escolas, terminais de ônibus e postos volantes em sistema drive-thru. O objetivo é garantir a segurança da população e evitar aglomerações nos locais de imunização.
A estimativa é que o esquema de logística e segurança pública para o Plano Estadual de Imunização envolva cerca de 79 mil profissionais, com 54 mil trabalhadores do setor de saúde e 25 mil agentes de segurança, entre policiais militares e guardas-civis municipais.
O cronograma estipula cinco etapas de vacinação a partir do início da campanha (confira as datas na arte). Até o fim de março, o governo estima que quase 20% dos 46 milhões de habitantes do Estado estejam imunizados com duas doses da Coronavac e conta com a rápida aprovação da vacina do Butantan pela Anvisa.
A Coronavac é desenvolvida em parceria internacional entre o Instituto Butantan e a biofarmacêutica Sinovac Biotech. O resultado da fase 3 dos testes, com o índice de eficácia do imunizante, deve ser divulgado na próxima semana. Estudos clínicos demonstraram que 94,7% dos voluntários não tiveram evento adverso. Dos que apresentaram alguma reação, 99,7% relataram sintomas de baixa gravidade, como dores no local da injeção e de cabeça. Artigo publicado na revista científica The Lancet apontou que a vacina do Butantan produziu resposta imune em 97% dos participantes dos estudos.
Região se planeja para receber doses
No Grande ABC, algumas cidades já começam a se preparar para receber as doses da Coronavac. Santo André destacou que está preparada para atender à exigências e especificações da vacina escolhida e disponibilizada pelo governo do Estado. Segundo a administração, o modelo e formato da imunização serão definidos de acordo com a vacina disponibilizada pela Anvisa.
Em nota, a Prefeitura informou que caso seja a Coronavac, que as normas de armazenagem são mais simples, a administração montará pontos descentralizados e drive-thru.
Atualmente há mais de 120 possíveis pontos de vacinação, como escolas municipais, unidades de saúde e igrejas. ?O drive-thru, modelo em que Santo André foi pioneira e exportou para outras cidades, possibilitou que em cerca de uma semana mais de 100 mil munícipes recebessem a vacina de H1N1?, pontuou o comunicado. Caso seja disponibilizada outra vacina, a administração analisará os critérios de armazenamento para determinar a estratégia da vacinação. ?Reforçamos que para respondermos sobre números de pontos e condição de vacinação precisamos saber qual será a vacina disponibilizada?, concluiu a nota.
São Bernardo anunciou na semana passada que deu início ao plano de estruturação municipal para a aplicação da CoronaVac. A estratégia consiste na disponibilização das 34 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), escolas (enquanto não voltarem as aulas presenciais), templos religiosos, centros culturais e outros espaços, com mais 100 pontos para a vacinação. São Caetano e Ribeirão Pires informaram que, até o momento, planejam utilizar aapenas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos municípios para aplicação das vacinas. Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra não responderam até o fechamento desta edição.
No Grande ABC, segundo dados da Fundação Seade, vivem mais de 411 mil pessoas com mais de 60 anos. O governo estadual não detalhou quantas doses serão enviadas à região. Em nota, informou que as equipes técnicas da Secretaria da Saúde estão trabalhando na sistematização regionalizada dos locais de vacinação, público-alvo e demais estatísticas relacionadas à primeira fase da campanha. Que após a consolidação destes dados, os detalhes serão divulgados amplamente pela pasta.