Imprensa

26.08.2020

Santa Casa de Franca volta a registrar 100% de ocupação em leitos de UTI

Site G1, de Franca e região – 25/08/2020
O boletim diário da Santa Casa de Franca (SP) desta terça-feira (25) apontou que, pelo terceiro dia seguido, o hospital opera com 100% de ocupação nos 31 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19. Para desafogar o sistema, a diretoria espera a abertura de seis novas vagas até o dia 3 de setembro.
Esses espaços, somado aos quatro abertos no último dia 19, completam o cronograma do plano de trabalho apresentado pelo hospital à Prefeitura e ao governo paulista no início de agosto.
Na ocasião, para a abertura desses 10 novos leitos, a Santa Casa pediu apoio financeiro de R$ 1.440.000,00 para a administração pública e 79 equipamentos á Secretaria de Estado da Saúde.
Segundo o hospital, o valor já foi pago pela Prefeitura. Em relação aos equipamentos, a Santa Casa aguarda a entrega de uma máquina de hemodiálise e uma osmose reversa portátil.
O G1 aguarda um posicionamento da pasta estadual sobre o envio dos materiais.
De acordo com o último boletim epidemiológico da Prefeitura de Franca, divulgado na noite de terça-feira (24), a cidade tem 3.325 moradores infectados com novo coronavírus e 67 mortes causadas por complicações da doença.
Plano São Paulo
Sede do Departamento Regional de Saúde 8 (DRS 8), Franca e outras 21 cidades da região foram promovidas da fase vermelha (etapa 1) para a laranja (etapa 2) do Plano São Paulo, que organiza a retomada das atividades durante a pandemia do novo coronavírus.
Com isso, desde segunda-feira (24), está autorizada a abertura do comércio de rua, shoppings, escritórios e concessionárias, com restrições.
Para o avanço dentro do plano, o estado analisa cinco critérios, dentre eles a taxa de ocupação em leitos de UTI e a oferta de vagas para cada 100 mil habitantes do DRS.
No dia da atualização do estado, sexta-feira (21), a região de Franca tinha 77,8% de ocupação e 12,2 leitos para cada 100 mil habitantes. Nesta terça-feira, segundo dados da Fundação Seade, 75,4% dos espaços estão ocupados, com uma média de 12,8 vagas para cada 100 mil habitantes.