Imprensa

12.11.2020

Região de Bauru tem melhor saldo de emprego no Estado neste ano

Jornal Cidade de Bauru – 12/11/2020
A região de Bauru registrou o maior saldo de empregos em todo o Estado de São Paulo neste ano, considerando o período de janeiro a setembro. Ao todo, mesmo em meio à crise econômica agravada pela pandemia da Covid-19, foram criados 4.060 postos de trabalho com carteira assinada em 39 municípios, incluindo as microrregiões de Jaú e Lins.
Na sequência, figuram as regiões de Araçatuba, com 3.688 vagas criadas, e Marília, com 2.347. Divulgado nesta quarta-feira (11), o levantamento foi realizado pela Fundação Seade com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.
O estudo mostra que o Interior do Estado foi o único a conseguir preservar postos de trabalho em 2020. No ranking, além de Bauru, Araçatuba e Marília, também registraram saldo positivo as regiões de São José do Rio Preto, Barretos, Central (Araçatuba/São Carlos) e Presidente Prudente.
Todas as demais, incluindo a Capital e a região metropolitana, tiveram saldos negativos. Somente na cidade de São Paulo, foram 97,6 mil vagas perdidas.
Economista da Fundação Seade e responsável técnica pelo estudo, Paula Montagner aponta que, apesar do resultado satisfatório ao longo do ano, Bauru ainda não recuperou todos os postos extintos durante a pandemia. Na análise trimestral, foram 6.274 vagas encerradas de abril a junho e 5.944 criadas entre julho e setembro.
“Ainda faltam 330 vagas a serem repostas. Entre abril e junho, a região perdeu mais postos na indústria, no comércio e em serviços de alojamento e alimentação. E estes são difíceis de recuperar, porque ainda existem restrições para as pessoas irem, por exemplo, a lojas, bares e restaurantes”, analisa.
SETORES E CIDADES
Na contabilização do ano todo, até setembro, os segmentos que mais impulsionaram o nível de emprego na região foram, pela ordem, a construção civil, serviços, agropecuária e indústria. Já o setor do comércio ainda amarga a perda acumulada de 2.005 vagas (leia mais no quadro ao lado) nos 39 municípios.
Os dados do Caged utilizados no levantamento também mostram que Lençóis Paulista foi, com larga vantagem, a principal responsável pela manutenção dos empregos na região de Bauru. Em nove meses, foram 3.330 vagas criadas, sendo 1.973 na construção civil e 1.271 na indústria, o que leva a crer que o resultado esteja vinculado à instalação da Bracell, que contratou grande volume de trabalhadores para erguer a fábrica e já está recrutando pessoal para trabalhar dentro da empresa.
Depois de Lençóis, os municípios que mais contribuíram para o nível de emprego regional foram Lins, Promissão, Dois Córregos e Reginópolis. Já Jaú, conhecida pela produção de calçados femininos, foi a cidade que mais perdeu vagas formais neste ano – 2.395, ao todo, sendo 1.609 na indústria e 484 no comércio.
Os dois segmentos estão diretamente vinculados ao setor calçadista, bastante atingido pelos efeitos econômicos gerados pela pandemia. Depois de Jaú, as que mais extinguiram postos de trabalho foram Bariri, Macatuba, Bauru e Duartina.
Especificamente em Bauru, que perdeu 153 vagas até setembro, os setores mais afetados foram o comércio (-1.058 postos) e indústria (-454). Em contrapartida, o ramo de serviços correspondeu à geração de 879 vagas e a construção civil, 489.