Imprensa

05.12.2023

Projeção do PIB paulista é de 0,9% a 1,8%, aponta a Fundação Seade

O PIB do Estado de São Paulo recuou 0,2% no terceiro trimestre de 2023 na comparação com o trimestre anterior e já descontados os efeitos sazonais, aponta a Fundação Seade. A indústria registrou estabilidade (0,0%) e houve retração nos setores de serviços (-0,3%) e agropecuária (-1,4%). A taxa anual (últimos doze meses) avançou 1,6% do PIB e todos os setores registraram crescimento: 1,4% na agropecuária, 0,6% na indústria e 2,3% nos serviços.

Diante dos resultados no terceiro trimestre do ano, a Fundação Seade alterou para baixo as projeções do PIB paulista em 2023, estimando mínima de 0,9%, média de 1,2% e máxima de 1,8%. Para o PIB nacional, as projeções tiveram redução mais moderada, com mínima de 2,0%, média de 2,4% e máxima de 2,7%.

Segundo a análise, a diminuição do ritmo da atividade da economia paulista sofreu impacto das dificuldades da indústria, diante de taxas de juros elevadas, e da progressiva desaceleração do setor de serviços, que registrou taxa anual de 4,5% no início de 2023, passando a 2,3% em setembro.
Em relação aos serviços, há uma acomodação da demanda já esperada após dois impulsos recentes, um registrado durante a pandemia, que fez crescer os serviços de informação e comunicação, plataformas de compras pela internet e de entregas em domicílio. O segundo diz respeito ao período a partir da retirada das medidas sanitárias, que aqueceu os serviços prestados às famílias.

Essa acomodação da demanda, pode-se dizer, tem se agravado com as taxas de juros elevadas, especialmente nos segmentos mais dependentes de crédito, como passagens aéreas, hotelaria e procedimentos estéticos, aponta a análise.

Consulte aqui.