Imprensa

19.03.2024

Moradores da região de Campinas buscam mais por shows e cinema, menos museus e leitura, diz Seade

Site G1, de Campinas – 19/03/2024

Os moradores da região de Campinas (SP) apresentam mais interesse por shows, teatro e cinema, e menos por museus, bibliotecas e leitura. Os dados sobre tais hábitos integram pesquisa realizada pela Fundação Seade da percepção da população sobre oferta e uso dos serviços culturais em São Paulo.

De acordo com a Fundação Seade, a análise contribui para o aprimoramento das políticas culturais, “ao delinear um panorama de uma área que carece de indicadores”.

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas telefônicas com o uso da chamada URA (Unidade de Resposta Audível), em todo o estado de São Paulo, e com recortes regionais sobre a frequência e acesso aos serviços culturais durante o ano de 2023.

Shows em alta
Na Região Administrativa de Campinas (RA Campinas), composta por 90 município, a frequência em show ou espetáculo de música, dança, teatro, circo ou outras artes na cidade de origem ou na região abrangeu 49% da população.

O número é maior que a média do estado (48%) e superior ao da Região Metropolitana de São Paulo (45%), mas fica longe das campeãs, as regiões Central, onde está Araraquara (SP), e a de Barretos (SP), ambas com 57%.

Quando o assunto é proporção da população que foi ao cinema em 12 meses, a região de Campinas registrou 37%, próximo dos maiores índices do estado, como São José dos Campos, Central e São Paulo, todas com 39%.