Imprensa

03.01.2023

Audiência de podcasts dobra no Estado, aponta pesquisa

Diário da Região, de S. José do Rio Preto –  30/12/2022

Os resultados provenientes das edições 2019 e 2021 da pesquisa TIC Domicílios indicam que a audiência de podcasts quase dobrou: passou de 16% para 31%. Esse aumento está apoiado na ampliação do acesso à internet e na popularização dos smartphones e das plataformas de streaming de áudio. O estudo é fruto da parceria entre a Fundação Seade e o Cetic.br/NIC.br, que analisa as atividades realizadas na Internet pelos residentes no Estado de São Paulo.

Lucas Oliveira, Breno Amaral e Flávia Andrade são alguns dos rio-pretenses que estão surfando na onda dos podcasts. Em setembro deste ano, eles iniciaram o “LOS Mentes Pensantes Cast”, que é transmitido ao vivo pelo YouTube, no canal de Lucas Oliveira, que é músico e compositor.

Na primeira temporada, foram veiculados 15 episódios completos e um episódio especial com a deputada estadual eleita pelo PSOL, Ediane Maria. “E o mais incrível é que a partir da primeira temporada, já conseguimos monetizar nosso canal no YouTube, atingindo a marca de mais de 4000 horas de exibição. Hoje, trabalhamos como parceiros diretos do YouTube e geramos receita através da monetização de anúncios, além dos super-chats e doações que podem ser feitas diretamente pela plataforma. Mas durante a primeira temporada, contávamos somente com o apoio de diversas empresas da cidade e o PIX dos espectadores para custear os episódios”, conta Oliveira.

A segunda temporada do “LOS Mentes Pensantes” se trata de um podcast itinerante, no qual Oliveira e toda a equipe vão até o local do convidado, seja uma empresa ou residência. “Por enquanto, aconteceram 6 episódios neste formato, mas a ideia caiu tanto no gosto do povo que durante esse período, acabaram produzindo podcasts de outras empresas da cidade”, pontua Oliveira.

O grupo está empolgado com o crescimento que experimenta e pretende ampliar a sua atuação em 2023. “Estamos criando um multiverso “LOS Mentes Pensantes” e já existem algumas ramificações consolidadas, sendo a “LOS Mentes Pensantes REC”, nossa produtora audiovisual?, diz. “E já deixando bem claro que a pronúncia é totalmente “BR”, pois muitas pessoas acham que o “LOS” é latino-americano, mas nada mais é do que a abreviação de “Lucas Oliveira de Souza”, finaliza Oliveira.

Diário cria podcast

Em 2022, o Diário da Região criou os podcasts “Diário Talks” e “Falando de Saúde”

No início de 2022, o Diário da Região entrou no universo dos podcasts e lançou dois programas: o “Diário Talks”, que durante o período eleitoral promoveu discussões relevantes com grandes nomes do cenário político, trazendo sempre um olhar local sobre as questões abordadas, e o “Falando de Saúde”, que busca desmistificar temas de interesse público com ajuda de profissionais de renome na cidade e na região.

Para o jornalista Gabriel Vital, editar de web do Diário, ser jornalista na era da comunicação imediata, das redes sociais e do conteúdo multimídia, significa estar constantemente diante de novos desafios. “Observando esse terreno tão fértil, não tivemos dúvidas quando decidimos que o Diário da Região deveria explorar esse formato no nicho em que somos mais fortes: o jornalismo local. Com apoio da Associação Nacional de Jornais (ANJ), da Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), do International Center for Journalists (ICFJ) e da Meta, desenvolvemos, durante o programa Acelerando a Transformação Digital, um projeto para criação de podcasts de impacto dentro de nossa comunidade, a Região Metropolitana de Rio Preto”, afirma.