Imprensa

04.03.2021

PIB do estado de SP cresce 0,4% em 2020, diz governo

Site G1 – 04/03/2021
O Produto Interno Bruto (PIB) do estado de São Paulo registrou alta de 0,4% no ano de 2020, em meio à pandemia de coronavírus, segundo o governo estadual. Os dados divulgados na manhã desta quinta-feira (4) são da Fundação Seade.
O resultado positivo foi puxado pelo setor de serviços e tecnologia, que representa 77% da economia paulista e cresceu 1,8% ao ano. O setor de agropecuária teve queda de 1,7% no ano passado e a indústria recuou 2,9%.
O secretário estadual da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles, lembrou que a crise é resultado da pandemia.
“Enfrentamos a pandemia, São Paulo caiu menos do que a média brasileira e do que a média mundial. Subiu mais rápido e terminou o ano com crescimento positivo. Evidentemente que é importante para a economia a vacinação?, afirmou.
Meirelles disse que o setor de serviços, que já era grande no estado, se tornou ainda maior com a digitalização alavancada pela pandemia. A recuperação econômica ocorreu no terceiro trimestre.
No ano passado, o PIB do Brasil teve queda de 4,1% e teve a maior contração desde o início da série histórica atual do IBGE, iniciada em 1996.
?Enquanto o PIB do Brasil recuou 4,1%, o PIB do estado de São Paulo avançou positivamente 0,4%. O crescimento econômico em meio à pandemia que devasta o país é um sinal de força da economia do estado de São Paulo?, declarou o governador João Doria.
Segundo o governador, o governo realizou ações que propiciaram o saldo positivo como o programa de desestatização, investimentos em infraestrutura e concessão de parques como o Zoológico, Horto Florestal de São Paulo e de Capivari, em Campos do Jordão.