Imprensa

21.01.2021

Seade abre dados para comparar evolução do perfil de eleitores em SP

Diário do Gr. ABC – 21/01/2021
29% dos eleitores deixaram de comparecer no Estado de São Paulo nas últimas eleições, o que significa uma parcela 40% superior à observada nas eleições de 2016 (para prefeito, vice-prefeito e vereadores). Significa que os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que tomaram posse em 2021 foram escolhidos por apenas 60,3% dos eleitores paulistas. Os dados constam de levantamento da Fundação Seade referentes às eleições. O Sistema de Informações Eleitorais contempla indicadores sobre as votações ocorridas no Estado de São Paulo desde 1974. O comparecimento baixo dos eleitores paulistas desta vez é atribuído principalmente à insegurança gerada pela pandemia do coronavírus.
As eleitoras e candidatas
A Fundação Seade apurou a evolução dos índices de participação das mulheres como eleitoras e candidatas em 2020:
– As mulheres representaram a maioria do eleitorado em quase três quartos dos municípios do Estado, tendo ultrapassado a participação dos homens na maior parte das cidades nas duas últimas eleições municipais. Os pesquisadores destacam que no pleito de 1988 a parcela de localidades com maioria feminina no eleitorado era de menos de 2%.
– A participação feminina como candidatas vem crescendo lentamente, ultrapassou o limite mínimo de 30% estabelecido na legislação de 2012 (31,4%) e chegou a 33,5% no último ano. Já entre os eleitos, 15,5% eram mulheres e 84,5% homens.
Por faixa etária
As eleições de 2020 tiveram a menor participação de pessoas com menos de 18 anos no Estado de São Paulo (apenas 101.606 eleitores, representando 0,35% do eleitorado). Em contrapartida, acompanhando o processo de mudança na estrutura demográfica, aqueles com mais de 70 anos passaram de 2,8% em 1992 para 9,8% no último ano. E aproximou-se da metade (44,9%) a parcela do eleitorado paulista que tem pelo menos o ensino médio completo.
Dados históricos
Na estatística da Seade, para o período entre 1974 e 1996, é possível a recuperação de dados dos candidatos mais votados e, para as eleições de 1998 em diante, há detalhamento dos resultados em cada município e o desempenho de todos os candidatos, com acesso a tabelas, mapas e o download dos microdados, de acordo com a escolha do usuário. A partir da seleção das categorias de interesse, obtêm-se o número de eleitores, abstenções, votos nulos, em branco, válidos e a votação alcançada pelos candidatos e partidos em cada uma das zonas eleitorais e municípios do Estado de São Paulo.
Dados históricos – 2
No módulo de histórico dos candidatos, buscando pelo nome ou apelido de qualquer pessoa que tenha disputado as 12 eleições realizadas entre 1998 e 2020, pode-se visualizar suas trajetórias ao longo destes pleitos, assim como consultar os resultados do partido e da coligação do candidato. As séries históricas desde 1988, com o número de eleitores, por sexo, faixa e etária e grau de escolaridade, estão também disponíveis no site, no sistema Seade Municípios.