Imprensa

30.07.2020

Estado de SP tem 321 mortes por Covid-19 em 24h e total desde o início da pandemia vai a 22,7 mil

Site G1 – 30/07/2020
 
O estado de São Paulo registrou 321 novas mortes nas últimas 24h, elevando o total desde o início da pandemia para 22.710 A média móvel de mortes, que leva em consideração o índice dos últimos 7 dias, ficou abaixo de 260 mortes diárias pela primeira vez em mais de duas semanas. O índice, no entanto, ainda mostra tendência de estabilidade e está acima de 250 por dia há mais de 2 meses.
Nesta terça (28) o estado superou a marca de 500 mil casos confirmados de coronavírus na terça-feira (28), cinco meses após o primeiro registro da doença, que aconteceu em fevereiro. Nesta quinta (30), o total chegou a 529 mil casos, com 14.809 confirmações nas últimas 24h.
As novas confirmações em 24 horas não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período. Os valores costumam ser menores aos finais de semana e segundas-feiras, devido ao atraso de notificações.
A média móvel de mortes por Covid-19, que corrige a discrepância entre os dias da semana, se mantém estável em relação a 14 dias atrás.
Já a média móvel de novos casos, que considera os registros diários dos últimos 7 dias, está em 11 mil confirmações por dia. Em relação a 14 dias atrás, a média móvel cresceu 47%. Aumentos acima de 15% no índice de duas semanas atrás são considerados indicadores de aceleração do número.
Antes com estabilidade, o estado voltou a ter tendência de alta na média móvel de novos casos no sábado (25). Segundo o governo, o aumento é justificado pela maior testagem da população.
Em coletiva de imprensa nesta quinta, porta-vozes do governo estadual destacaram que o total de mortes em julho está dentro do esperado pelo centro de contingência para este mês. Já o total de casos está levemente acima do centro da previsão, mas ainda dentro da margem de erro da projeção.
Internações e ocupação de UTIs
Nesta quinta, a taxa de ocupação dos leitos das unidades de terapia intensiva (UTI) teve leva queda em relação a quarta, com índices de 65,1% no estado e 62,9% na Grande São Paulo. Na quarta, as taxas eram 65,5% no estado e de 63,3% na Grande São Paulo.
Já o número de pacientes internados com suspeita ou confirmação de Covid-19 caiu para 12.263 nesta quinta, sendo 5.099 pessoas em enfermaria e 7.164 em leitos de UTI. Na quarta, o total era de 12.605 nesta quarta, sendo 5.214 em enfermaria e 7.391 em UTI.
Ausência de dados na terça
Pela primeira vez desde o início da pandemia, o governo de São Paulo não divulgou na terça-feira o boletim diário de novas mortes e casos por coronavírus a tempo do balanço nacional feito pelo Ministério da Saúde, pois afirmou ter tido dificuldade de extração das informações após mudança em um dos sistemas do governo federal.
Os dados de novas mortes e casos por coronavírus costumam ser divulgados pela gestão João Doria (PSDB) durante coletiva de imprensa no início da tarde ou disponibilizados no site da Fundação Seade ao longo do dia. Nesta terça, no entanto, a equipe de saúde do governo relatou dificuldade para extração dos dados no sistema de notificação do Ministério da Saúde.
Posteriormente, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou uma nota na qual afirma que na verdade o problema de extração de dados ocorreu no Sivep-Gripe, que contabiliza casos graves e mortes, e não no e-SUS, que contabiliza casos leves da doença.
O G1 questionou o Ministério da Saúde sobre a alteração no Sivep, que afirmou que a mudança nos campos de preenchimento foi combinada com as secretarias. A pasta afirmou também que não foi constatada instabilidade no e-SUS.
“Os campos foram atualizados atendendo pactuação feita com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O Ministério da Saúde está à disposição de gestores que necessitem de auxílio com o sistema. O sistema de registro de notificações e-SUS Notifica não apresentou nenhuma indisponibilidade ou lentidão nesta terça-feira (28)”, disse o ministério.
Ao divulgar o balanço nacional, por volta das 19h30, o Ministério da Saúde enviou mais um posicionamento afirmando que os dados de São Paulo só serão incluídos no boletim de quarta-feira (29).
“A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informou ter tido dificuldades para exportar a base de dados a tempo de atualizar o painel nacional. Desta forma, os dados serão atualizados nesta quarta-feira (29)”, disse o ministério.