Imprensa

20.07.2020

Testagem aponta que 34% dos moradores de comunidade na Zona Leste de SP já tiveram coronavírus

Site G1 – 17/07/2020
 
Um terço dos moradores da comunidade União de Vila Nova, na Zona Leste de São Paulo, testou positivo para a Covid-19. O governo do estado, em parceria com a prefeitura, realizou uma testagem em massa da população da área. Foram realizados 3,5 mil exames sorológicos, em que se mede a quantidade de anticorpos presentes no sangue da pessoa testada.
A testagem aponta que 34% de moradores de comunidade na Zona Leste de SP já tiveram coronavírus Os dois tipos de anticorpos são o IGM e o IGG.
O primeiro, o IGM, aparece logo após os primeiros dias de infecção e aos poucos vai diminuindo. Já o segundo, o IGG, demora mais tempo para se manifestar, mas permanece no organismo por mais tempo.
Entre os testados, 63% deram negativo para os dois anticorpos; 14% testaram positivo para o IGG, 5% para o IGM e 15% para ambos; 3% dos testes foram inconclusivos. Os dados foram obtidos com exclusividade pela GloboNews. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
A prevalência na região é mais do que o triplo da verificada no inquérito sorológico da Prefeitura de São Paulo, que constatou uma taxa de infecção de 9,8% na população da cidade.
O diretor executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, João Gabbardo, afirmou que os resultados surpreenderam.
“De fato é um número significativo. Sem dúvidas as populações mais vulneráveis, pela dificuldade de isolamento, têm uma tendência de maior transmissibilidade da doença. Essa é a diferença do Brasil com países de primeiro mundo”, afirmou Gabbardo nesta sexta-feira (17).
A comunidade fica na região da Vila Jacuí, perto do Rio Tietê, em uma área onde os alagamentos são recorrentes na época de chuvas e também em que as condições de saneamento básico são inadequadas. Por causa das enchentes, a comunidade é conhecida como Pantanal.
A região foi escolhida por ser uma área de baixa renda e com alta prevalência da Covid-19. A escolha do local foi feita pela Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo, que analisou dados georreferenciados.
A próxima testagem em massa vai ser realizada no Jardim Santo André, em Santo André, no ABC Paulista, a partir do dia 27. Em seguida, a população do distrito da Brasilândia vai ser testada.
Programa de testagem
O governo de São Paulo anunciou na segunda-feira (13) a ferramenta para mapear os bairros e comunidades mais atingidos pela Covid-19 no estado, que permitiu iniciar o programa de testagem para detecção da doença em locais de maior vulnerabilidade social.
O projeto piloto começou nesta terça-feira (14) com 3,5 mil testes sorológicos bairro União de Vila Nova, mais conhecido como Jardim Pantanal, na Zona Leste da capital. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado da Habitação, Instituto Butantan e Prefeitura de São Paulo.
Segundo a gestão João Doria (PSDB), a capital paulista foi escolhida para iniciar o programa por concentrar o maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade social e vivendo em moradias precárias ? cortiços, loteamentos irregulares e comunidades. Há estudo para que o projeto seja expandido posteriormente para outras áreas da capital e municípios.
Os moradores da União de Vila Nova passaram pelo exame sorológico na terça (14) e quarta-feira (15). Quem teve o diagnóstico positivo, foi submetido ao teste PCR para contraprova. Os moradores infectados pelo coronavírus serão encaminhados para a Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região.
“O corpo técnico da Secretaria de Habitação detém um amplo conhecimento de atuação social em territórios de alta vulnerabilidade e está utilizando essa experiência nesta parceria com o Instituto Butantan para articular a aplicação dos testes”, afirmou Flavio Amary, secretário de Habitação.
Mapa da Covid-19
A Secretaria da Habitação cruzou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Fundação Seade, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, da CDHU e das Secretarias de Saúde do Estado e dos municípios para criar o Mapa de Comportamento da Covid-19.
A ferramenta usa georreferenciamento para avaliar os dados epidemiológicos de mortes e novas internações por suspeita ou confirmação da Covid-19.
“As informações sintetizadas pelo Mapa de Comportamento da Covid-19 permitem identificar com precisão os locais de maior incidência de mortes pela doença e de pacientes internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que testaram positivo para o novo coronavírus”, afirma Fernando Marangoni, Secretário Executivo da Habitação, que coordena o programa.