Imprensa

30.01.2020

PIB paulista recuou 0,5% entre outubro e novembro

No acumulado de 12 meses houve aumento de 2,5%
 
O Produto Interno Bruto – PIB calculado pela Fundação Seade para o Estado de São Paulo, na comparação livre dos efeitos sazonais, recuou 0,5% entre outubro e novembro de 2019.
Na comparação com igual mês do ano anterior, registrou-se expansão de 1,9% na atividade econômica paulista. No acumulado de 12 meses, o PIB paulista aumentou 2,5%.
O desempenho da economia paulista em novembro último não corroborou as expectativas de significativa aceleração da atividade. A taxa anual de crescimento do PIB paulista foi de 2,0% em setembro, 2,4% em outubro e 2,5% em novembro, variação muito próxima à do mês anterior. Já a taxa de crescimento de novembro em relação a outubro, descontados os efeitos sazonais, recuou 0,5%. Isto fez com que a projeção média de crescimento do PIB paulista para 2019 permanecesse em 2,6%.
Um dos principais fatores que contribuiu para essa desaceleração foi o desempenho do comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, o comércio de veículos e de material de construção. Em novembro, este segmento registrou um crescimento anual de 5,0%, levemente inferior ao registrado em outubro (5,2%), frustrando as apostas de aceleração de seu volume de vendas.
No que se refere ao conjunto da economia brasileira, a quebra de ritmo em novembro também foi sentida, resultando em uma pequena revisão da projeção para 2019, que passou de 1,0% para 0,9%.
Consulte aqui a íntegra.