Imprensa

26.02.2019

Seade lança mapa interativo

Oferece download das 112 camadas de informações disponíveis

O GeoSeade é um mapa interativo que organiza dados espaciais sobre o Estado de São Paulo produzidos pela Fundação Seade e por outras fontes. Esse instrumento possibilita a visualização e criação de mapas a partir de uma interface amigável e intuitiva, com ferramentas para facilitar o acesso das informações.
As funcionalidades oferecidas permitem visualizar a tabela de dados das camadas de informações e gerar gráficos, bem como alterar as características visuais do mapa ou mesmo criar novos mapas de acordo com o interesse do usuário. Além disso, é possível fazer download de todas as camadas de informações existentes.
O GeoSeade também possibilita ao usuário a realização de cruzamentos de suas próprias bases com as informações do sistema.
Por exemplo, uma empresa irá realizar uma obra de saneamento e deseja saber a população afetada ou se existem equipamentos públicos próximos. Ele pode adicionar sua base desenhada em KML (arquivo do Google Earth) ao GeoSeade e, com as camadas de informações oferecidas, extrair os dados que necessita. Os resultados obtidos podem ser salvos em tabelas, no entanto, as bases cartográficas do usuário acrescentadas ao sistema desaparecerão ao finalizar a sessão e não podem ser editadas.
No momento estão disponibilizadas 112 camadas de informações com mais de 500 variáveis com dados sobre limites geográficos por municípios e regiões, equipamentos de saúde (hospitais, pronto-atendimento, unidade básica de saúde), equipamentos de educação (escolas públicas estaduais, municipais e federais e particulares por nível de ensino e rede de ensino), equipamentos da assistência social (centros de assistências especializadas), condições de vida (Índice Paulista de Responsabilidade Social, Índice Paulista de Vulnerabilidade Social, taxas de mortalidade infantil), economia (PIB municipal e regional e valor adicionado municipal), demografia (índice de envelhecimento, taxa de crescimento anual da população, densidade demográfica e população municipal), logística (rodovias estaduais e federais, hidrovia, portos e aeródromos e centros logísticos industriais aduaneiros), energia (mapa de geração e distribuição de energia, usinas hidrelétricas, mapa das distribuidoras, usinas termoelétricas) e meio ambiente (unidades de conservação federal, estadual e municipal, regiões hidrográficas e subbacias hidrográficas).
Consulte aqui o GeoSeade.