Imprensa

31.05.2022

São Carlos e região criaram 4,5 mil postos de trabalho formais no 1º trimestre, diz Fundação Seade

Site G1, de S. Carlos – 31/05/2022

O mercado de trabalho volta a tomar fôlego, principalmente, na contratação de pessoas com carteira assinada. No 1º trimestre deste ano, foram criados 4.555 mil postos de trabalho formais em São Carlos (SP), Araraquara e outras 40 cidades da região. No estado de São Paulo, foram mais de 179,4 mil vagas criadas.

A retomada na criação de novos postos formais de trabalho é uma tendência em vários setores da economia paulista.

Um levantamento da Fundação Seade, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que, nos três primeiros meses deste ano o número de novas contratações com carteira assinada no estado cresceu 6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Graças às novas oportunidades criadas pelo mercado, Nelson Rogério Neto conseguiu um posto de auxiliar de logística em uma indústria de São Carlos após ficar sete meses desempregado.

“Uma grande oportunidade para crescer dentro da empresa. Não tá fácil arrumar emprego. Agora dá para recomeçar”, afirmou.

Além dele, a fábrica de implementos agrícolas contratou mais 32 funcionários, nos três primeiros meses do ano. De acordo com o gerente de pessoas e cultura, Diego Tessari, novas vagas deverão ser abertas nos próximos meses.

“Tivemos um crescimento importante do mercado pecuário e estamos nessa expansão constante desde o ano passado e o ano retrasado. O mercado se expandiu e a gente consegue vender mais e isso necessita de mais mão-de-obra”, afirmou.

“Tivemos um crescimento importante do mercado pecuário e estamos nessa expansão constante desde o ano passado e o ano retrasado. O mercado se expandiu e a gente consegue vender mais e isso necessita de mais mão-de-obra”, afirmou.

Assim como Nelson Rogério Neto, Ricardo Almeida conseguiu um novo emprego no início deste ano. O posto de gerente de produção veio após dois anos de procura.

“Faz dois meses que eu retornei aqui pra cidade de São Carlos e estou muito contente nessa empresa”, afirmou.

Para o professor de economia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Luiz Fernando Paulilo , o número de contratações mostra a manutenção da retomada das atividades econômicas.

“Agora chama atenção a retomada com certo fôlego para indústria, construção e serviços comparando os três primeiros meses do ano com o final do ano passado. Mostra que a retomada deve ser mais contundente e isso deve ser visto com mais otimismo”, disse.