Imprensa

29.06.2020

Santos é a quarta cidade mais afetada pelo coronavírus

Diário do Litoral – 14/04/2020
 
De acordo com estatísticas organizadas pelo Governo do Estado de São Paulo, e disponibilizadas por meio do portal da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) neste domingo (12), a cidade de Santos tem mais casos de coronavírus confirmados do que metrópoles muito mais populosas como Santo André, Osasco e até mesmo Campinas, que tem mais que o dobro de moradores quando comparada com o maior município caiçara.
O Seade, fundação vinculada à Secretaria de Governo, se trata de um centro de referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas. A instituição foi apontada pelas autoridades como uma das responsáveis por reunir os dados de casos confirmados do coronavírus em todos os 645 municípios.
Segundo os dados de até dia 12 observados pelo Diário do Litoral, a cidade de Santos contava com 166 pessoas acometidas pelo coronavírus e cujos exames foram comunicados à Secretaria de Saúde de São Paulo. No quadro apresentado no portal, o município caiçara possui também 6 óbitos. Os números são menores que aqueles já divulgados pela Prefeitura de Santos e que contavam no mesmo domingo, com 204 pessoas acometidas pelo coronavírus e 14 mortes dadas como certas pela administração municipal.
Ao verificar o ranking formado pelo Seade, Santos se encontra na quarta posição entre todos os municípios do Estado. A cidade caiçara está atrás apenas da Capital São Paulo, que tem no gráfico 6.352 casos de covid-19 e 445 mortes pela doença, Guarulhos, com 198 doentes e 16 falecimentos e São Bernardo do Campo, com 179 acometidos pelo vírus e 10 mortes repassadas à secretaria de saúde.
Apesar disso, Santos, que de acordo com as estimativas populacionais da Fundação Seade possuía 426.646 moradores até o último trimestre de 2018, tem mais casos que cidades muito mais populosas. O maior município da Baixada Santista tem mais pessoas acometidas pela doença do que Santo André, com 690.551 pessoas e 147 moradores doentes.
Santos está à frente também de Osasco, que tem 677.750 habitantes e 129 contaminados, e até mesmo de Campinas, que conta com mais de 1,1 milhão de cidadãos, mais que o dobro de Santos, e 106 pacientes já diagnosticados com o vírus que matou mais de 100 mil pessoas em todo o planeta.
Ao se tratar de mortes, os dados contabilizados pela Secretaria de Saúde de São Paulo colocam Santos como a quinta cidade com mais registros, atrás de São Paulo, Guarulhos, São Bernardo do Campo e Osasco, mas ainda à frente de Campinas, Ribeirão Preto e Santo André, todas cidades com uma população maior que a de Santos.
As estatísticas da cidade atingiram este ponto no mesmo dia em que o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) indicou que Santos não atingiu nos últimos quatro dias o índice de 70% de isolamento recomendado pelas autoridades para impedir que o sistema de saúde sofra com uma superlotação.
Os números de casos confirmados são repassados à Fundação Seade pela Secretaria de Estado de Saúde. Atualmente, o portal que disponibiliza todos os números de São Paulo é atualizado diariamente por volta das 16h, mas atrasou nesta segunda-feira (13).
Entre as seções, é possível consultar os casos confirmados de coronavírus em todo o Estado por dia desde 26 de fevereiro, quando o primeiro registro da patologia foi realizado no Brasil. Dentre os destaques na planilha, está o dia 17 de março, quando o primeiro óbito, um homem de 62 anos que tinha diabete e hipertensão, sem histórico de viagem ao exterior, faleceu em um hospital privado na Capital.
O internauta também pode conferir a evolução de casos no Estado em dois tipos de gráficos diferentes e conferir os casos por região em um mapa de São Paulo.