Imprensa

04.08.2020

Rio Preto tem média movel de 250,86 casos de Covid por dia

Diário da Região, de SJRio Preto – 3/08/2020
 
Nos últimos sete dias, foram confirmados 1.756 casos de coronavírus em Rio Preto. A média móvel da última semana ficou em 250,86 novas ocorrências contabilizadas por dia – nesta segunda-feira, 3, foram registrados 24 novos casos. Na última semana, foram confirmados 47 óbitos – uma média móvel de 5,2 por dia – nesta segunda, foram cinco mortes. Os números são puxados principalmente pelo dia 29 de julho, quando a cidade teve um recorde de novos casos e mortes em um único dia: 613 e 15, respectivamente.
Rio Preto registra 9.462 casos de coronavírus e 253 mortes – uma taxa de mortalidade de 2,6%. Conforme divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na última semana, duas a cada cem pessoas com coronavírus confirmado acabam morrendo.
Atualmente, a semana epidemiológica é a 32. De acordo com Andreia Negri Reis, gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica, o pico de casos confirmados – quando a notificação chegou à Saúde – foi na semana 29, quando foram confirmados 1.808. Nesta semana, até o momento, são 37 confirmados. Segundo ela, a tendência de queda.
Do total de 9.462 pacientes infectados, 1.153 tiveram síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Desses, 467 ficaram hospitalizados na Santa Casa, 305 no Hospital de Base, 153 na Beneficência Portuguesa, 107 no Austa e 53 em outros hospitais. Outros 43 ficaram no Santa Helena, 13 foram notificados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaguaré, seis no Hospital de Jaci e seis no Hospital de Moléstias Cardiovasculares (HCM).
O pico da pandemia não representa apenas números alarmantes de pessoas infectadas, mas, consequentemente, de internados. No sábado, 1º de agosto, o Hospital de Base ficou com todos os 117 leitos destinados à Covid-19 completamente lotados. No domingo, 112 deles estavam com pacientes – por outro lado, conforme boletim divulgado pela própria Funfarme, que administra o HB, cinco pessoas morreram neste dia, ou seja: os leitos provavelmente só vagaram porque houve óbitos. A Funfarme tem o objetivo de disponibilizar mais leitos de UTI, porém depende de credenciamento do Estado.
Na Santa Casa de Rio Preto, tanto a ocupação de UTI quanto de enfermaria estão em torno dos 90%. A ocupação de leitos do Departamento Regional de Saúde (DRS), que abrange 102 municípios, também está elevada. Na UTI, é de 78,9%. De acordo com a Fundação Seade, que disponibiliza os dados, no domingo, 2, foram realizadas 128 novas internações no DRS, o maior número em um dia desde o início da pandemia. Com 73 internações nesta segunda-feira, a média móvel da última semana ficou em 88 novos pacientes hospitalizados a cada dia.
Mais leitos
A Secretaria de Saúde de Rio Preto abriu 35 leitos de UTI na UPA Jaguaré. Nesta segunda-feira, havia 26 pacientes na UTI, sendo sete intubados. Em Jaci, onde há rio-pretenses internados, são 18 leitos de enfermaria e dez de UTI – nesta segunda, estavam ocupados 15 e seis, respectivamente.
A reportagem apurou que a Secretaria de Saúde estuda viabilizar mais leitos na UPA do Santo Antônio e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Anchieta. Parte seria de UTI – que ficaria reservada, caso a situação se agrave – e parte, de enfermaria, que já seria utilizada. O secretário de Saúde de Rio Preto, Aldenis Borim, já havia adiantado a necessidade de abertura de leitos de enfermaria. Detalhes devem ser acertados e divulgados ainda nesta semana.