Imprensa

13.11.2020

Região de Campinas tem 3º melhor desempenho de SP em geração de emprego

Jornal O Liberal, de Americana – 12/11/2020
A Região Administrativa de Campinas, que inclui as cidades da RPT (Região do Polo Têxtil), teve o terceiro melhor desempenho no Estado de São Paulo para geração de empregos em setembro.
Segundo levantamento realizado pela Fundação Seade com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a região teve abertura de 14 mil postos de trabalho no período. Esse saldo só é menor do que o registrado no município de São Paulo e na Região Metropolitana da capital.
No acumulado do ano, a região de Campinas tem saldo negativo de 22 mil postos fechados.
Economista da Fundação Seade, Paula Montagner disse que a expectativa é que a geração de emprego se acentue nos últimos três meses do ano.
“A gente espera que nesse último trimestre vá diminuindo a condição do Benefício Emergencial, de modo que vá percebendo o fortalecimento das atividades econômicas e a capacidade das empresas de arcar com os custos dos seus empregados e voltando a remunerar aqueles que estão empregados de forma completa”, analisou.
Paula disse que, apesar dos resultados positivos para geração de emprego nos últimos três meses, ainda está cautelosa.
Ela lembrou que há um grande contingente de trabalhadores que estão com os contratos de trabalho flexibilizados pelo Benefício Emergencial do governo federal, que tem prazo para acabar no dia 31 de dezembro.