Imprensa

13.06.2022

Quase metade dos usuários acessam a Internet exclusivamente por meio de telefones celulares no Estado de São Paulo

Estudo inédito, resultado da parceria entre o Seade e o Cetic.br|NIC.br, quantificou e caracterizou a posse de telefones celulares, os acessos e usos da Internet por meio desses dispositivos entre os indivíduos residentes no Estado de São Paulo em comparação com os dados do Brasil, tendo como base os resultados da pesquisa TIC Domicílios. Os telefones celulares são equipamentos imprescindíveis para a inclusão digital de populações mais vulneráveis, que não possuem acesso a microcomputadores.

Em 2020, 92% dos indivíduos com mais de dez anos eram usuários de celulares, restando pouco mais de 3 milhões de residentes que não utilizaram esse dispositivo no período. A proporção de uso no estado é similar à média nacional (93%), reflexo da cobertura dos dispositivos móveis no país.

Cerca de metade dos usuários de Internet no Estado acessa a rede exclusivamente por meio de telefones celulares, ou seja, cerca de 16 milhões de residentes utilizam somente esse dispositivo, em comparação com aqueles que acessam a Internet a partir de múltiplos dispositivos, incluindo o computador, o que afeta o tipo de atividades realizadas na rede e o desenvolvimento de habilidades digitais.

Essa desvantagem cresce no conjunto do país, já que as taxas de acesso exclusivo por celular no Brasil (58%) superaram em quase dez pontos percentuais aquelas verificadas no Estado de São Paulo (49%), patamar que se manteve no país entre 2019 e 2020.

Em relação ao tipo de plano, para Brasil, tanto em 2019 como em 2020, persistiu uma maioria (58%) que adota a modalidade pré-paga, sendo que o avanço do modelo pós-pago foi mais tímido em comparação ao verificado em São Paulo, que passou de 40% para 50%, no mesmo período. O modelo pós-pago propicia o uso mais perene da rede, sem a necessidade de pagamentos antecipados, e previne interrupções no acesso com o fim dos créditos.

 

Conexão e formas utilizadas

O estudo registra um acréscimo de usuários da Internet pelo celular que utilizam conexão móvel (3G ou 4G) para acessar a rede em São Paulo. O resultado foi elevado em nove pontos percentuais, passando de 79% em 2019, para 88% em 2020, patamar semelhante ao do WiFi (90%).

Contudo, a ampliação do uso da rede 3G/4G verificada em São Paulo não foi registrada no Brasil, visto que um quarto dos usuários acessa a rede por celular sem utilizar esse tipo de conexão.

A migração de usuários de planos pré-pagos para pós-pagos e o crescimento de dispositivos conectados pela rede móvel impulsionaram os diferentes usos do celular entre 2019-2020, uma vez que mais usuários passaram a diversificar as formas de utilização do celular, incluindo, além das mensagens instantâneas, o envio de e-mails, o acesso a websites, a busca de informações em geral, a instalação de aplicativos e a interação em redes sociais.

Apesar da ampliação no biênio, os brasileiros realizam diversas atividades online pelo celular em patamares inferiores aos verificados na média paulista. Em 2020, as atividades cujos patamares mais se aproximaram foram: enviar mensagens instantâneas, usar redes sociais e baixar aplicativos (download).

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre o acesso e o uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br|NIC.br é, também, um Centro Regional de Estudos sob os auspícios da UNESCO, e completou 16 anos de atuação em 2021. O Seade – Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados é a agência paulista de estatísticas que há mais de 40 anos coleta, analisa e dissemina dados sobre o Estado de São Paulo. No início de 2020, as instituições celebraram um convênio para compartilhar informações, aperfeiçoar metodologias e desenvolver pesquisas e análises em conjunto.

Consulte aqui.