Imprensa

27.12.2019

PIB paulista cresceu 1,0% entre setembro e outubro

No acumulado de 12 meses houve crescimento de 2,4%
 
O Produto Interno Bruto – PIB calculado pela Fundação Seade para o Estado de São Paulo, na comparação livre dos efeitos sazonais, cresceu 1,0% entre setembro e outubro deste ano, reflexo dos desempenhos na indústria (3,0%), nos serviços (0,8%) e na agropecuária (-0,2%).
Na comparação com igual mês do ano anterior, houve expansão de 5,2% na atividade econômica.
No acumulado de 12 meses, a economia aumentou 2,4%, com aumento nos serviços (3,4%) e na indústria (0,6%), e variação negativa na agropecuária (-3,3%).
Com estes resultados de outubro, a projeção média de crescimento do PIB paulista para 2019 foi revisada, passando de 2,1% para 2,6%.
O protagonismo nessa recuperação permanece com o setor de serviços, o de maior peso na economia paulista, cujo valor adicionado avançou 0,8% entre setembro e outubro, considerado o ajuste sazonal, e 3,4% em termos anuais, demarcando uma aceleração em relação à taxa de 3,1% observada em setembro, nessa mesma base de comparação.
Outro fato a ser destacado é a retomada de fôlego da indústria, que experimentou uma evolução da taxa anual de -0,1%, em setembro, para 0,6%, em outubro, impulsionada pelo setor da construção civil e pela recuperação de importantes segmentos da indústria de transformação no Estado, como os de alimentos e refino de petróleo.
No que se refere ao conjunto da economia brasileira, as projeções para 2019 também evoluíram positivamente, passando de 0,9% para 1,0%.
Consulte aqui a íntegra da pesquisa.