Imprensa

11.03.2021

PIB paulista cresceu 0,4% em 2020

O Produto Interno Bruto – PIB do Estado de São Paulo cresceu 0,4% em 2020, de acordo com o Seade. As principais razões que levaram ao desempenho positivo da economia paulista foram:
Economia do Estado de São Paulo entrou na crise da Covid com melhor desempenho em relação à nacional
Segundo informações do Seade, o PIB paulista cresceu 2,2% em 2019, contra 1,4% da economia brasileira (IBGE).
Setor de serviços cresceu, é forte no segmento para as empresas e tem peso na economia paulista
O segmento de serviços em São Paulo já apresentava, desde o final de 2019, desempenho superior à média nacional (2,7% contra 1,7% em termos anualizados), diferença que aumentou em 2020.
O Estado de São Paulo concentra o setor terciário mais moderno do país, com forte presença dos serviços prestados às empresas, como atividades financeiras, imobiliárias e de informação e comunicação. Destaque para as atividades financeiras, cujo desempenho decorreu do crescimento do crédito: empréstimos tomados por empresas e famílias para fazer frente a dificuldades no período de pandemia e aumento do crédito imobiliário, favorecidos por taxas de juros mais baixas.
Economia paulista é diversificada
Resultado positivo do PIB também teve contribuição da construção civil e do agronegócio (ampliação de 8,4% da indústria de alimentos no estado, segundo a PIM-PF), como a produção de açúcares, favorecida pelo preço no mercado internacional.
Consulte aqui a íntegra.