Imprensa

02.05.2018

PIB paulista cresce 2% em 12 meses

Diário do Grande ABC – 30/04/2018
Uma notícia positiva para a economia paulista. No acumulado dos últimos 12 meses, o PIB (Produto Interno Bruto) do Estado de São Paulo registrou crescimento médio de 2%, segundo dados divulgados na sexta-feira pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). O índice se refere ao período de março de 2017 a fevereiro de 2018, e expressa a tendência de recuperação da economia no Estado como um todo, com pequenas variações regionais acima ou abaixo dos 2%. No acumulado dos 12 meses, o PIB ampliou-se em decorrência principalmente do crescimento na indústria (2,3%) e dos serviços (1,7%), e apesar de recuo na agropecuária (-0,4%).
Começo de ano
Entre janeiro e fevereiro de 2018, o PIB paulista caiu 0,5%, com recuo na agropecuária (-0,6%), indústria (-0,7%) e serviços (-0,6%). Mas a soma dos dois primeiros meses de 2018, confrontada em relação ao mesmo período do ano anterior, mostra que a economia do Estado avançou 2,4%, com taxas positivas observadas em todos os setores: agropecuária (0,7%), indústria (4,6%) e serviços (1,7%). Ou seja, a atividade econômica neste início de ano apresenta-se mais ativa comparada ao de 2017.
São Paulo, um país
O valor monetário do PIB é formado pela soma dos bens e serviços produzidos e é um dos indicadores mais utilizados para mensurar a atividade econômica. Com um território do tamanho do Reino Unido e uma população (44 milhões de habitantes) maior que a da Austrália (24 milhões) e do Canadá (36 milhões), o Estado de São Paulo abriga o maior mercado consumidor do Brasil. A renda per capita é 47% maior do que a média nacional. De acordo com o IPC Marketing (Índice de Potencial de Consumo), a população do Estado concentrava em 2016 R$ 1 trilhão em potencial de consumo, o que representa quase um terço do potencial de consumo dos brasileiros. Pouco mais da metade desse total circula no Interior paulista, considerado atualmente pela IPC Marketing o maior mercado consumidor do País.