Imprensa

01.06.2023

PIB paulista avança 0,3% no primeiro trimestre, aponta Fundação Seade

Dados da Fundação Seade mostram que de janeiro a março de 2023 o Produto Interno Bruto – PIB do Estado de São Paulo avançou 0,3% no trimestre em comparação ao mesmo período diretamente anterior, já descontados os efeitos sazonais. Em referência aos setores neste período (último trimestre do ano passado x primeiro trimestre deste ano), houve crescimento de 1,1% na agropecuária e de 0,8% nos serviços, enquanto a indústria teve queda de 2,8%.

No acumulado nos últimos quatro trimestres em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores, o PIB paulista avançou 2,9%. O resultado foi influenciado pelo desempenho de serviços, com crescimento de 4,6%. A agropecuária e indústria registraram expansão de 0,1% e 1,5%, respectivamente.
Em relação ao estudo do PIB mensal, março teve um crescimento de 1,3% em relação ao mês anterior e 2,1% ao mesmo mês do ano passado.

Projeções

Em relação ao estudo de Projeções, o PIB paulista registrou expansão de 2,1% nos três primeiros meses do ano na comparação com o mesmo trimestre de 2022, com destaque para o setor de serviços com 3,3% de crescimento.

Com base nesses resultados, as projeções da Fundação Seade para o PIB paulista em 2023 tiveram melhora, com mínima de 1,3%, média de 1,8% e máxima de 2,2%.

Consulte aqui.