Imprensa

30.11.2020

PIB do Estado de SP cresceu 9,4% no terceiro trimestre, diz Seade

Valor Econômico – 30/11/2020
O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo cresceu 9,4% no terceiro trimestre, na comparação com o segundo, quando caiu 6,8%, feito o ajuste sazonal, informou nesta segunda-feira a Fundação Seade.
Sobre o mesmo período do ano passado, houve crescimento de 1,6%. Em 12 meses, há queda de 0,7%. A Seade estima que o PIB paulista deve fechar o ano com retração de apenas 0,6%.
A economia do Estado representa cerca de um terço da economia do país, que neste ano deve registrar queda de 4,5%, segundo a mediana das estimativas de economistas coletadas pelo boletim Focus, do Banco Central. Na próxima quinta-feira, o IBGE informa o desempenho do PIB nacional no terceiro trimestre. A expectativa é que o crescimento fique próximo de 9% sobre o segundo trimestre.
Pelo lado da oferta, o destaque da atividade paulista ficou com a indústria, que no PIB agrega transformação, extrativa mineral, construção civil e produção e distribuição de água, gás, eletricidade, etc. O setor cresceu 17,95% no terceiro trimestre no Estado, depois de cair 12,92% no segundo trimestre sobre o primeiro. Os serviços cresceram 5,98%, após queda de 3,66% nos mesmos períodos, segundo o cálculo da Seade.
O PIB agropecuário recuou 0,33% no terceiro trimestre, depois de recuar 2,03% no trimestre anterior, na série com ajuste sazonal. A Seade não divulga o desempenho do PIB sob a ótica da demanda.