Imprensa

25.09.2020

PIB diminuiu na maior parte das regiões do Estado de São Paulo

De acordo com estudo do Seade, no segundo semestre de 2020, o Produto Interno Bruto – PIB apresentou queda em 14 das 16 regiões do Estado de São Paulo, já descontados os efeitos sazonais. O resultado é consequência da crise provocada pela pandemia de Covid-19.
As maiores retrações foram verificadas nas regiões mais industrializadas, que registraram quedas superiores à média do Estado (-7,0%): Região Administrativa de São José dos Campos (-12,8%), Região Metropolitana de São Paulo (-8,9%) e Região Administrativa de Campinas (-8,8%).
Outras áreas com polos industriais importantes também sofreram reduções expressivas, como as Regiões Administrativas de Sorocaba (-6,6%) e Franca (-3,9%).
Com exceção da Região Administrativa de Santos (crescimento de 1,5%), a crise teve impactos menores nas regiões dominadas pelo agronegócio no interior: relativa estabilidade do PIB na RA de Araçatuba (0,1%) e menores retrações nas RAs de Marília (-0,8%), Central (-1,1%), Barretos (-1,1%) e Itapeva (-1,7%).
No acumulado de 12 meses, o PIB do Estado aumentou 0,4%, com destaque para a Região Metropolitana de São Paulo, a maior concentração econômica do Estado, cuja atividade econômica cresceu 1,2%.
Nessa mesma base de comparação, ressalta-se a expansão do PIB nas regiões de Registro (1,6%), Presidente Prudente (1,3%), Ribeirão Preto (1,2%), Itapeva (2,1%) e França, com ampliação de 6,0% em sua economia.
Consulte aqui a íntegra do estudo.