Imprensa

01.10.2020

PIB de SP avança em agosto e supera nível pré-covid, diz Seade em dado preliminar

Valor Investe – 30/09/2020
Estatística preliminar indica que o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo avançou 0,6% em agosto, ante julho, feitos os ajustes sazonais, e superou o nível pré-covid.
A variação do chamado PIB+30, que representa cerca de 97% do PIB estadual calculado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), indica desaceleração em relação às altas de 3,1% em julho, 3,8% em junho e 3,3% em maio.
Na comparação com agosto de 2019, o PIB+30 avançou 1,3% e, em 12 meses, 0,1%.
A fundação também apurou que o PIB mensal cresceu 3,1% entre junho e julho, com evolução positiva nos setores da indústria (6,3%), agropecuária (4,7%) e serviços (2,1%). Em relação a julho de 2019, a atividade econômica cresceu 2,1% e, em 12 meses, avançou 0,2%.
A Seade destaca dois aspectos. Em primeiro, “a manutenção do vigor dos serviços”, que também cresceu 2,7% ante julho de 2019 e 1,7% em 12 meses. Em segundo, “a relativa recuperação da indústria, que vinha ensaiando um mergulho recessivo contínuo e bastante profundo”. Nesse caso, diz a Seade, é “alentador” o crescimento do setor em julho, tanto em relação a junho, como ante julho de 2019 (0,5%). Em 12 meses, no entanto, ainda há retração de 2,7%.
O cálculo com base na média móvel dos últimos três meses até julho indicou crescimento do PIB de 3,4%, com expansão de 6,9% na indústria, 1,9% nos serviços e 0,2% na agropecuária.
A Seade observa tendência de recessão da economia paulista em 2020 mais branda do que a estimada anteriormente. “Essa diferença é explicada pelo avanço do setor de serviços, contando com o excelente desempenho dos serviços fortemente baseados em tecnologia da informação, que servem de apoio para a sustentação operacional em diversas áreas.
Esse desempenho compensou parcialmente as perdas registradas em outros segmentos, particularmente nos serviços prestados às famílias”, afirma. “Entretanto, o diferencial pode vir a se reduzir até o final do ano em função da maior base comparativa relativa ao segundo semestre de 2019, quando o PIB paulista teve uma significativa aceleração.”
O relativo controle da epidemia e o retorno gradual de várias atividades melhoraram o ambiente econômico no Estado, diz a Seade, que melhorou suas projeções para o PIB paulista em 2020. Agora, a estimativa aponta para uma variação entre -2,2% e -1,5%, com uma média de -2%, contra -2,7% da média projetada em agosto.
Entre os fatores que podem alterar negativamente esse cenário, a Seade destaca a incerteza em relação à evolução da pandemia, a redução do auxílio emergencial de R$ 600 para R$ 300 por mês até o fim do ano e o impacto da alta dos preços dos alimentos no poder de compra das famílias.
Outro ponto de pressão é o mercado de trabalho no Estado. “Por um lado, houve alta no desemprego e queda das ocupações; por outro, houve criação líquida de postos de trabalho pela primeira vez após a pandemia, principalmente em decorrência da diminuição do número de desligamentos, de acordo com informações do Caged de julho”, diz a fundação. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de agosto serão divulgados hoje às 14h30 pelo Ministério da Economia.
A Seade cita ainda a tensão advinda da alta nos custos na base da cadeia produtiva, motivada pela depreciação cambial, pela recente recuperação nos preços de alguns insumos de uso difundido e de quebras pontuais na oferta de componentes para a produção de eletrônicos, como celulares e televisores.