Imprensa

30.08.2021

PIB da região de Campinas cresce 9,2%; maior índice do Estado

Site A Cidade On – 28/08/2021
A região de Campinas foi a que teve maior crescimento no desenvolvimento econômico entre todo o Estado, segundo apontou o boletim Seade Informa Economia, divulgado neste mês de agosto.
O boletim, que mostra a recuperação das atividades regionais, indica que o PIB (Produto Interno Bruno) da região de Campinas cresceu 9,2% no primeiro trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O resultado foi positivo em todas as 16 regiões administrativas do estado, porém, a de Campinas se destacou. Na média, o crescimento do Estado de São Paulo foi de 6%. Depois de Campinas, aparecem a região de Sorocaba, com 6,8%, de São Paulo, com 5,9% e a Central, com aumento de 5,3%.
Na Região Administrativa de Campinas são contabilizados 90 municípios, que ocupam uma área de 27.079 km², representando10,9% do Estado.
MOTIVOS
De acordo com o secretário municipal de Finanças, Aurílio Caiado, o crescimento da região de Campinas acima da média das demais se dá pela região abrigar setores com mais intensidade tecnológica e que foram mais demandados durante a pandemia.
“Os setores de informática e todos os demais de tecnologia da informação e da comunicação cresceram muito durante a pandemia, o que explica em parte este crescimento”, explicou.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) disse que os números mostram o potencial econômico de Campinas e região e reflete, também, a forma responsável como a cidade enfrenta a pandemia.
“Todos os dias trabalhamos no enfrentamento à pandemia e preparamos a cidade para a retomada. Estamos confiantes, mas com os pés bem fincados no chão”, afirmou.