Imprensa

01.08.2023

Ocupação de mulheres negras cresce 6,9% na capital no primeiro trimestre

A Fundação Seade informa que, na capital, houve um aumento de 6,9% na ocupação de mulheres negras no primeiro trimestre de 2023, em relação ao quarto trimestre de 2022. Entre mulheres não negras, a ocupação no mesmo período recuou em 3%. Entre homens negros, também no mesmo período, a ocupação aumentou em 0,6%, e entre homens não negros, recuou em 0,1%.

A desocupação entre mulheres negras no primeiro trimestre de 2023 em relação ao quarto trimestre de 2022 recuou 1,7 pontos percentuais e entre mulheres não negras, 1,2 p.p.. Entre homens, houve aumento na desocupação no mesmo período, que passou de 5,8% para 6,1% entre homens não negros e de 7,6% para 8,2% entre homens negros.

O Seade Trabalho analisa a evolução do mercado de trabalho no Estado de São Paulo, em suas regiões e municípios. A cada mês atualizamos a movimentação dos empregos formais, por meio de dados das empresas constantes no Novo Caged, do Ministério da Economia. Trimestralmente, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C), produzida pelo IBGE a partir de informações domiciliares, permite estimar a desocupação, a subutilização da força de trabalho, os rendimentos do trabalho e outras formas de ocupação da população de São Paulo.

Consulte aqui.