Imprensa

11.01.2021

Investimento bilionário em transportes exclui a região, que prevê melhorias

Folha da Região, de Araçatuba – 11/01/2021
A região de Araçatuba ficou de fora dos dois maiores investimentos feitos no setor de transporte dentro do Estado de São Paulo, em 2020, de acordo com o Seade, com base na Pesquisa de Investimentos Anunciados no Estado de São Paulo  –  Piesp. As informações apontam que desde o quarto trimestre de 2019, os transportes vêm liderando os anúncios de investimentos em infraestrutura no Estado.
Os resultados de 2020 podem ser atribuídos, especialmente, aos valores noticiados nos dois primeiros trimestres do ano por empresas que venceram os leilões realizados pelos governos paulista e federal para concessão de obras e serviços públicos de transportes, por 30 anos. Entre os subsetores, a maior parte dos recursos anunciados no último trimestre de 2019 foi para transporte aéreo, com a expansão da frota da Azul. Nos períodos seguintes, os investimentos foram para atividades auxiliares dos transportes (rodovias, terminais portuários) e transporte terrestre (ferroviário). Os dois maiores empreendimentos de 2020 envolvem municípios de várias regiões, exceto a de Araçatuba.
Ambos visam melhorar o fluxo de mercadorias, com diferentes modais de transporte, e reduzir custos logísticos. São eles: a concessionária Eixo SP, do Consórcio Infraestrutura Brasil (Pátria Investimentos e Fundo Soberano de Singapura), anunciou em janeiro, R$ 14 bilhões para operar o Lote PiPa (Piracicaba-Panorama), que abrange 12 rodovias, no total de 1.273 km, atravessando as regiões de Campinas, Central, Bauru, Marília e Presidente Prudente, até Panorama, divisa com Mato Grosso do Sul; e a concessionária Rumo Logística, do grupo Cosan, anunciou em maio, R$ 6 bilhões para reestruturação da ferrovia federal Malha Paulista, que liga Santa Fé do Sul ao Porto de Santos, em uma extensão de 2 mil km. Serão beneficiadas 72 cidades. Questionada pela reportagem da Folha da Região, a Prefeitura de Araçatuba, maior cidade da região, explica que obviamente investimentos desta monta são importantes para qualquer região, mas “Araçatuba, em 2020, recebeu diversos investimentos, principalmente da iniciativa privada com apoio da Prefeitura, que chegou a R$ 1 bilhão, com destaques para o setor imobiliário, supermercadista, indústria, dentre outros”. “Foram investidos pelo Governo Federal, através do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), mais de R$ 4 milhões de reais em recuperação de estradas rurais, unidades de processamento de alimentos e a construção do complexo turístico “Casa de Praia” nos assentamentos, diz a nota. “Além disso, o Governo do Estado de São Paulo em parceria com o município irá retomar os investimentos na Hidrovia Tietê-Paraná, e Araçatuba será o centro logístico da hidrovia”, completa.
Este projeto prevê o aprofundamento do calado do rio, a construção de píer de atracação, a construção do terminal hidroviário, as marcações da via no rio Tietê, a duplicação da rodovia Elyeser Magalhães e a infraestrutura rodoviária necessária até o Porto. Os investimentos serão divididos entre o Governo Estadual, Município e iniciativa privada que chegarão a R$ 350 milhões. “Isto será crucial para o escoamento de produtos de origem agropecuária e futuramente, o de produtos industrializados. Além disso, demonstra que Araçatuba também está no ‘radar’ [dos investimentos]”, afirma a administração municipal. Sobre a possível falta de representação política nas esferas estadual e federal ou a falta de união dos municípios da região, a Prefeitura é enfática. “O prefeito Dilador Borges tem muito bom trânsito em todas as esferas de governo, portanto, a região está muito bem representada. Araçatuba exerce na região uma liderança nata e forte pelo prefeito Dilador, construída com muita negociação e empatia por parte dos seus pares. Isto será reforçado ainda mais nestes próximos 4 anos de gestão”, finaliza.