Imprensa

08.07.2020

Internações seguem crescendo em Rio Preto

Diário da região, de SJRio Preto – 7/07/2020
Com 56 novas internações, a taxa de ocupação de leitos para tratamento de doentes por coronavírus na região do Departamento Regional de Saúde de Rio Preto (DRS-15) continua em crescimento. De acordo com levantamento da Fundação Seade, 62,7% das vagas de UTI disponíveis nas 102 cidades, incluindo o Hospital de Base, estavam ocupadas nesta terça-feira, 7. Já na enfermaria, a taxa de ocupação na região era de 42,5%.
Na segunda-feira, 6, por exemplo, havia 61,7% de ocupação na UTI e 41,7% na enfermaria. Em Rio Preto, dos 117 leitos de UTI de Covid do HB, 84 estavam com pacientes em tratamento nesta terça-feira. Na enfermaria havia 92 pacientes – o hospital tem 280 leitos do tipo.
Na Santa Casa de Rio Preto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a enfermaria chegou aos 100% de lotação durante a manhã. No boletim diário desta terça, o hospital informou que estava com 28 pacientes em UTI e 41 em enfermaria.
Entre os pacientes de Rio Preto, houve queda no número de internados. No último boletim, eram 228 internações confirmados com Covid e suspeitos – na segunda, eram 274.
Internados na ala da enfermaria com condições melhores de saúde estão sendo transferidos para o hospital de Jaci. Há uma parceria entre a Prefeitura de Rio Preto e a Associação São Francisco de Assis na Providência Divina para até 18 leitos no pequeno município. Três já foram transferidos, segundo assessoria de imprensa da associação.
Com a taxa de ocupação de leitos em crescimento, a Prefeitura de Rio Preto avalia o complexo de saúde do Santo Antônio e a Maternidade de Mirassol – este último que também pertence à associação – para atenderem como hospital de campanha. Até o fechamento do texto, o secretário de Saúde, Aldenis Borim, afirmou que não havia definição. (FP)