Imprensa

08.07.2020

Hospital de Campanha do Ibirapuera na capital paulista vai receber pacientes da região de Campinas

Site G1, de Campinas – 8/07/2020
A partir desta quarta-feira (8), pacientes com sintomas da Covid-19 nas cidades da região de Campinas (SP) poderão ser transferidos para o Hospital de Campanha do Ibirapuera, na capital paulista. A decisão foi anunciada pelo Governo do Estado de São Paulo e se deve à alta taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na região.
“Hospital de Campanha do Ibirapuera […] passa a receber preferencialmente pacientes da região de Campinas e também de outras regiões do interior do estado de SP, para permitir um atendimento correto e efetivo, sem aumento de custos”, disse o governador João Doria.
O Hospital de Campanha do Ibirapuera tem 28 leitos de UTI, sendo que quatro estão ocupados, além de 240 leitos de enfermaria. A opção de usar a estrutura surgiu devido à baixa ocupação, segundo o governo estadual.
Nesta quarta, as vagas já passam a pertencer ao sistema Cross de regulação de leitos no estado. A transferência de pacientes será feita por meio de ambulâncias, um custo menor do que desmontar o hospital na capital e remontá-lo na região de Campinas, segundo Doria.
Taxa de ocupação alta
De acordo com os dados da Fundação Seade, a regional de saúde de Campinas acumula 26.821 casos do novo coronavírus, com uma variação semanal de 7,6%. São 1.037 mortes, com variação -0,6%. Até as 15h desta terça (7), 177 novas internações foram registradas (variação de 5,6%) e 80,3% dos leitos de UTI estavam ocupados.
Nesta quarta, a informação da reportagem da TV Globo é de 81% de ocupação das UTIs na região de Campinas. No estado, a taxa de ocupação das UTIs é de 64,5%.
Campinas afirma que não deve mandar
A Prefeitura de Campinas, no entanto, afirmou nesta quarta-feira que não deve mandar pacientes para o Ibirapuera porque garantiu que a cidade tem leitos suficientes. A partir da próxima semana, prevê mais 10 leitos de UTI e 38 de retaguarda na cidade.