Imprensa

29.07.2020

Governo de SP relata dificuldade para extrair dados e não divulga boletim de mortes por coronavírus antes de balanço nacional

Site G1 – 28/07/2020
 
Pela primeira vez desde o início da pandemia, o governo de São Paulo não divulgou nesta terça-feira (28) o boletim diário de novas mortes e casos por coronavírus a tempo do fechamento do balanço nacional feito pelo Ministério da Saúde.
Os dados costumam ser divulgados pela gestão João Doria (PSDB) durante coletiva de imprensa no início da tarde ou disponibilizados no site da Fundação Seade ao longo do dia. Nesta terça, no entanto, a equipe de saúde do governo relatou dificuldade para extração dos dados no sistema de notificação do Ministério da Saúde.
“Quero lembrar que hoje, infelizmente, por conta de mudanças no sistema e-Sus, não temos as atualizações dos dados. Isso acontecerá nas próximas horas e muito possivelmente no período da tarde esses dados serão ofertados”, afirmou o secretário da Saúde Jean Gorinchteyn em coletiva de imprensa.
Posteriormente, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou uma nota na qual afirma que na verdade o problema de extração de dados ocorreu no Sivep-Gripe, que contabiliza casos graves, e não no e-SUS, que contabiliza casos leves da doença.
“A Secretaria de Estado da Saúde informa que os dados de casos de Covid-19 desta terça-feira (28) estão em reprocessamento pelas equipes de Tecnologia da Informação e Vigilância Epidemiológica. Foi necessário readequar a rotina de extração das informações do SIVEP, uma vez que o Ministério da Saúde inseriu novos campos no sistema de notificação dos casos graves, e esta alteração impactou o processo de extração automatizada realizada diariamente pela Secretaria. Mantendo o compromisso com a transparência e com informações corretas e qualificadas, a pasta divulgará os números tão logo haja normalização destes processos”, disse a pasta.
O G1 questionou o Ministério da Saúde sobre a alteração no Sivep, mas a gestão informou apenas que não houve problemas no outro sistema, o e-SUS.
“O sistema de registro de notificações e-SUS Notifica não apresentou nenhuma indisponibilidade ou lentidão nesta terça-feira (28). O Ministério da Saúde está à disposição de gestores que necessitem de auxílio com o sistema”, disse o ministério.
Ao divulgar o balanço nacional, por volta das 19h30, o Ministério da Saúde enviou mais um posicionamento afirmando que os dados de São aulo só seriam incluídos na quarta-feira (29).
“A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informou ter tido dificuldades para exportar a base de dados a tempo de atualizar o painel nacional. Desta forma, os dados serão atualizados nesta quarta-feira (29)”, disse a pasta.
Até as 20h desta terça-feira (28) o boletim não havia sido divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde.
Casos de Covid-19 em SP
O estado de São Paulo registrou até esta segunda-feira (27) 21.676 mortes e 487.654 casos confirmados de Covid-19. A média móvel é de 270 mortes por dia. O índice cresceu 2% em relação a 14 dias atrás, o que indica estabilidade.
Apesar disso, os números diários ainda geram preocupação: o estado de SP está há 14 dias com média acima de 260 óbitos diários e há 2 meses acima de 200 mortes por dia.
Pela primeira vez desde o início de julho o estado voltou a apresentar tendência de alta na média móvel de casos neste sábado. A comparação considera a variação do indicador em 14 dias, ou seja, comparando os dias 14 e 27 de julho.