Imprensa

14.07.2020

Governo de SP anuncia programa de testagem de Covid-19 em áreas de vulnerabilidade social

Site G1 – 13/07/2020
 

O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (13) que criou uma ferramenta para mapear os bairros e comunidades mais atingidos pela Covid-19 no estado. O objetivo é iniciar um programa de testagem para detecção da doença em locais de maior vulnerabilidade social.

O projeto piloto deve começar nesta terça-feira (14) com 3,5 mil testes sorológicos bairro União de Vila Nova, mais conhecido como Jardim Pantanal, na Zona Leste da capital. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado da Habitação, Instituto Butantan e Prefeitura de São Paulo.

Segundo a gestão João Doria (PSDB), a capital paulista foi escolhida para iniciar o programa por concentrar o maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade social e vivendo em moradias precárias – cortiços, loteamentos irregulares e comunidades. Há estudo para que o projeto seja expandido posteriormente para outras áreas da capital e municípios.

Uma equipe multidisciplinar fará a seleção dos moradores da União de Vila Nova que passarão pelo exame na terça (14) e quarta-feira (15). Quem tiver o diagnóstico positivo, será submetido ao teste PCR para contraprova, entre a quinta (16) e sexta-feira (17). Os moradores infectados pelo coronavírus serão encaminhados para a Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região.

“O corpo técnico da Secretaria de Habitação detém um amplo conhecimento de atuação social em territórios de alta vulnerabilidade e está utilizando essa experiência nesta parceria com o Instituto Butantan para articular a aplicação dos testes”, afirmou Flavio Amary, secretário de Habitação.

Mapa da Covid-19

A Secretaria da Habitação cruzou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Fundação Seade, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, da CDHU e das Secretarias de Saúde do Estado e dos municípios para criar o Mapa de Comportamento da Covid-19.

A ferramenta usa georreferenciamento para avaliar os dados epidemiológicos de mortes e novas internações por suspeita ou confirmação da Covid-19.

“As informações sintetizadas pelo Mapa de Comportamento da Covid-19 permitem identificar com precisão os locais de maior incidência de mortes pela doença e de pacientes internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que testaram positivo para o novo coronavírus”, afirma Fernando Marangoni, Secretário Executivo da Habitação, que coordena o programa.