Imprensa

10.08.2020

Governo de São Paulo lança indicador para acompanhar retomada econômica no Estado

O Estado de S. Paulo – 10/08/2020
O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira, 10, a criação do PIB+30, uma nova ferramenta que verifica as atividades econômicas do Estado em tempo real. Desenvolvida em parceria com a Fundação Seade, ela foi apresentada como instrumento fundamental no Plano de Retomada Econômica do Estado.
“Nosso foco será a geração de emprego e renda, e uma recuperação efetiva. Por isso, vamos aplicar uma modernização administrativa e aquilo que é necessário para a manutenção do equilíbrio fiscal e a retomada gradual do crescimento de São Paulo”, afirmou Doria.
O PIB+30 representa cerca de 97% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, com indicadores de volume setoriais e mais de 200 variáveis, complementando indicadores como os PIBs mensal, trimestral e anual. Apenas em junho, de acordo com o secretário da Fazenda, Henrique Meirelles, a ferramenta acusou um crescimento de 6,8% do PIB em relação a maio.
O projeto, de acordo com o governador, visa a desburocratização e a desestatização dos processos de monitoramento das oscilações econômicas criadas pela pandemia de covid-19. ?Essa medida coloca o Estado de São Paulo no mesmo patamar de países como os Estados Unidos e a França?, afirmou Doria. A ferramenta faz parte do projeto Retomada 21-22, coordenado por Meirelles.
O Banco do Povo vai disponibilizar mais R$ 70 milhões para pequenas empresas, trabalhadores informais e produtores rurais – empreendedores informais e produtores rurais, sem CNPJ, e para microempreendedores individuais (MEI) e produtores rurais com CNPJ. Ao todo, o governador afirmou que já foram disponibilizados R$ 720 milhões em linhas de crédito para esses grupos.