Imprensa

22.02.2021

Estado prevê Região Metropolitana de Rio Preto com 35 municípios

Diário da Região, de SJRio Preto – 20/02/2021
Para políticos de Rio Preto, a região metropolitana criaria soluções. O vice-prefeito de Rio Preto, Orlando Bolçone (DEM), afirma que as principais vantagens da criação da Região Metropolitana (RM) são “a discussão de problemas e soluções conjuntas, projetos compartilhados, integração entre as cidades, ampliação do mercado de trabalho, melhoria da infraestrutura e serviços públicos em grande quantidade e qualidade”. “Mais facilidade de acesso a serviços públicos, melhor qualidade de vida, mais empregos, reforço no policiamento, maior articulação política para discutir propostas e reivindicações conjuntas, integração regional”, afirmou Bolçone. “Pode, como exemplo, atrair investimentos nas áreas da infraestrutura, logística e qualificação de mão de obra”, completa o vice-prefeito.
O estudo elaborado pela Fundação Seade levou em consideração ainda as características da região. “Rio Preto é cercada por outras cidades menores, grande fluxo populacional (quem mora nas cidades pequenas se deslocam para trabalhar ou estudar na cidade maior), presença de uma economia forte (comércio, serviços e indústria) e aquecida”, disse Bolçone.
O deputado estadual Itamar Borges (MDB) também vê vantagens. “A região metropolitana é o passaporte para um futuro com crescimento econômico e social, de forma contínua, consistente e distribuída. Entre as vantagens, está a implantação de uma agência e um fundo para atender as demandas das cidades que a integram. Os municípios ganham força criando oportunidades de emprego e geração de renda”, afirmou.
Itamar é um dos principais articuladores políticos para viabilizar a proposta da R.M de Rio Preto. O emedebista, que já mudou o seu domicílio eleitoral para Rio Preto, tenta ganhar espaço no cenário local.
Na avaliação do vereador João Paulo Rillo (Psol), que apresentou projeto quando era deputado, a região metropolitana permite planejamento integrado. “A criação de uma nova estrutura político-administrativa, a Região Metropolitana de Rio Preto permitirá planejamento integrado, ações conjuntas e a união permanente de esforços para a execução de funções e demandas públicas de interesse comum”, diz.