Imprensa

15.09.2021

Estado é destaque na indústria de alta tecnologia

De acordo com estudo do Seade, entre 2013 e 2019, o Estado de São Paulo manteve sua posição de destaque na produção industrial de alta tecnologia, que contempla segmentos como farmacêuticos e aeronáutica, segundo definição da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em 2019, São Paulo concentrou 55,7% do Valor da Transformação Industrial (VTI) do Brasil nos segmentos industriais de ‘alta intensidade tecnológica’.

Destaca-se, ainda, que os setores industriais classificados como ‘média-alta intensidade tecnológica’ localizados no território paulista responderam, em 2019, por 48,3% do VTI nacional. Neste segmento, encontram-se, por exemplo, os setores automotivo, químico e o de máquinas e equipamentos.

No que se refere ao pessoal ocupado, o Estado de São Paulo concentrou, em 2019, 51,6% dos trabalhadores brasileiros alocados em segmentos de ‘alta intensidade tecnológica’. Em 2013, essa participação era de 42,6%.

Em comparação com os setores de ‘média’ e ‘média-baixa’ intensidade tecnológica, a concentração geográfica de setores de ‘alta’ e ‘média-alta’ intensidade tecnológica no Estado evidencia a maior competitividade paulista em segmentos industriais intensivos em conhecimento, que dependem de infraestrutura avançada e mão de obra qualificada, como o setor de fabricação de equipamentos de informática.

Consulte aqui a íntegra.