Imprensa

16.07.2020

Em Sorocaba, letalidade da Covid-19 é de 2,07%

Cruzeiro do Sul, de Sorocaba – 16/07/2020
 
A Prefeitura de Sorocaba divulgou ontem (15) a atualização da taxa da letalidade do novo coronavírus no município. O índice está em 2,07%, mas a situação da cidade perante os demais municípios está divergente entre os levantamentos da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria da Saúde do município.
Em ranking divulgado na véspera (14) pelo Estado, Sorocaba não aparecia entre os 10 municípios com o menor índice de letalidade. Para a Prefeitura, o município registra o melhor índice entre as 20 cidades com mais casos do novo coronavírus no Estado. Na data da comparação, Sorocaba tinha 8.296 casos confirmados, com 172 mortes. Mas nenhuma das cidades que estavam na lista do Estado aparecia na lista do município, divulgada um dia depois.
Conforme a SES, a taxa de letalidade da Covid-19 em Sorocaba é menor que a do Brasil (3,9%) e do Estado (4,8%), creditando as informações à Vigilância Epidemiológica Municipal e à Fundação Seade. A Prefeitura afirma que considerou, na comparação, cidades paulistas com mais casos do novo coronavírus, e que o Estado teria “delay” de informações. Já o Estado considera somente as cidades com população superior a cem mil habitantes. (Marcel Scinocca)