Imprensa

27.06.2022

Em São Paulo, 49% acessam internet somente por celular

Quase metade dos usuários de internet no estado de São Paulo têm acesso à rede somente por celular. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) do governo paulista em parceria com o NIC.br, relativa a dados de 2020.

No estado, 49% da população acessa a rede somente pelos aparelhos móveis – a nível nacional essa taxa é de 58%. Outra informação do estudo é que a maioria (58%) da população tem planos pré-pagos, um modelo que propicia um acesso mais limitado à internet.

Entre 2019 e 2020, houve um aumento de 9% no número de usuários que têm acesso a conexões 3G ou 4G no estado. As atividades mais realizadas pelos usuários de celular foram o envio de mensagens instantâneas e de e-mails, o acesso a redes sociais, utilização de ferramentas de pesquisas e instalação de aplicativos.

Outro dado revelado pela pesquisa é que, em 2020, 92% da população com mais de 10 anos de idade tem um celular. Ou seja, pouco mais de 3 milhões de paulistas ainda não utilizavam o aparelho nesse período. Essa proporção de uso no estado é semelhante à média nacional (93%).