Imprensa

01.11.2022

Em agosto, volume do setor de serviços no estado de São Paulo superou em 13,6% período pré pandemia

O índice de volume de serviços no estado no mês de agosto superou em 13,6% o volume atingido no período pré-pandemia (fevereiro de 2020), segundo o Seade Informa Economia, estudo da Fundação Seade a partir da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo IBGE. No mesmo período, o país registrou aumento de 10,1%.
O melhor desempenho dos serviços em São Paulo frente ao Brasil se deve, em especial, aos resultados superiores em duas das cinco atividades acompanhadas pelo IBGE, na comparação de agosto de 2022 com fevereiro de 2020 (pré-pandemia).
O principal destaque foi o segmento de serviços de informação e comunicação, com expansão de 27,8%, contra crescimento de 14,1% verificado no país. “Esse resultado reforça a importância dos serviços vinculados ao segmento de TIC (Tecnologia, Informação e Comunicação) para a economia paulista”, comentaram as analisas Mônica Landi e Margret Althuon, autoras do estudo.
O segmento de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios cresceu 24,8% no estado e 20% no país. Foi impulsionado, principalmente, pela expansão do volume de serviços relacionados ao transporte de cargas, bem como ao transporte de passageiros. Já os serviços prestados às famílias apresentaram retração tanto no Brasil (-4,8%) como no Estado de São Paulo (-5,5%), revelando que, apesar do avanço do emprego, esse segmento ainda não conseguiu se recuperar plenamente, principalmente devido à queda do poder de compra dos salários.
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo IBGE, permite caracterizar a estrutura das atividades de serviços não financeiros, excetuando-se saúde e educação, para as grandes regiões do Brasil e suas unidades federativas.
Sobre:
O Seade Informa apresenta informações e infográficos sobre aspectos sociais, demográficos e econômicos do Estado de São Paulo.
Saiba mais em https://informa.seade.gov.br/