Imprensa

28.02.2023

Economia paulista cresceu 2,8% em 2022

O Produto Interno Bruto – PIB do Estado de São Paulo encerrou o ano de 2022 com desempenho positivo de 2,8%. O resultado foi proporcionado principalmente pelo crescimento de 3,6% do setor de serviços, enquanto a indústria teve elevação de 0,9% e a agropecuária recuou 0,3%, de acordo com estudo da Fundação Seade.

No trimestre encerrado em dezembro, já descontados os efeitos sazonais, o PIB retraiu 0,7%; no entanto, em relação ao mesmo trimestre do ano passado, a economia cresceu 3,2%.

Entre os meses de novembro e dezembro, a economia paulista decresceu 1,0%, já descontados os efeitos sazonais, com desempenhos negativos nos setores da indústria (-1,3%) e serviços (-0,8%) e crescimento na agropecuária (2,2%).

Na comparação com igual mês do ano anterior, o PIB cresceu 0,8%, com acréscimos na indústria (0,9%) e serviços (2,1%) e queda de 9,6% na agropecuária.

Com base nesses resultados, as projeções da Fundação Seade para o PIB paulista em 2023 são de mínima de 0,0%, média de 0,6% e máxima de 0,8%, reforçando a perspectiva de desaceleração do crescimento em patamares inferiores ao do ano anterior. Com relação ao PIB brasileiro, são projetadas mínima de -0,1%, média de 0,2% e máxima de 0,6%.

Em relação ao PIB+30, em comparação a dezembro de 2022, o indicador recuou 1,6%. No entanto, no acumulado de 12 meses, o PIB+30 registrou crescimento de 2,9%.

Sobre
O PIB é um indicador que reflete a soma de todos os bens e serviços produzidos em dado período e determinada região. O Seade desenvolveu diferentes metodologias de cálculo do PIB, que permitem a análise das principais tendências da economia do Estado de SP. Este trabalho é divulgado regularmente por meio dos produtos PIB+30, PIB Mensal, PIB Trimestral e PIB Regional. Além disso, em parceria com o IBGE, o Seade calcula o PIB anual e o PIB dos municípios paulistas.

Saiba mais em: https://pib.seade.gov.br/analise/