Imprensa

28.03.2022

Diversificação é ponto forte da região, diz diretor da Fundação Seade

Folha da Região, de Araçatuba – 27/03/2022

O diretor-executivo da Fundação Seade, Bruno Caetano, disse, à Folha da Região que o sucesso econômico da região está muito ligado ao fato de que há uma grande diversificação no setor produtivo. Segundo os dados do PIB (Produto Interno Bruto) do quarto trimestre de 2021, apurados pela Fundação Seade, a economia da Região Administrativa de Araçatuba avançou 5,1% no acumulado de 12 meses e está entre os destaques das regiões paulistas.

Os setores que mais apresentaram taxas positivas foram o da indústria (2,0%) e dos serviços (6,9%). A agropecuária teve decréscimo de 3,4%. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, já descontados os efeitos sazonais, houve queda de 1,3%.

Para Bruno Caetano, os resultados de Araçatuba ?mostram a força da economia regional, sobretudo nesse momento de retomada após dois anos muito difíceis com a pandemia?.

Ele ainda enfatiza o fato de que as regiões mais dinâmicas do Estado são justamente aquelas que diversificaram a economia. ?Isso é particularmente importante em momentos de crise, quando um setor sempre acaba compensando a queda de outro, ajudando a manter a riqueza média da região. E isso tem acontecido com Araçatuba, que apresenta bons indicadores em todos os setores: indústria, comércio, serviços e agro?, destaca o diretor-executivo.

Bruno Caetano ainda deu destaque ao fato de a região estar voltada para o desenvolvimento do turismo, o que vai ajudar ainda mais neste processo de diversificação na geração de emprego e renda. Em Andradina, por exemplo, está prevista, para o segundo semestre, a inauguração de um parque aquático cujo investimento é de R$ 500 mil.

?O segmento do turismo foi bastante afetado durante a pandemia, mas já mostra sinais de recuperação em nosso Estado. Nesse sentido, os investimentos na região acontecem em boa hora e vão ajudar a gerar riqueza e mais empregos. Aliás, o segmento do turismo é bastante intenso na utilização de mão de obra, com excelente relação entre investimento e geração de empregos?, comentou.

A reportagem da Folha da Região ainda questionou de que forma as prefeituras e os setores econômicos devem se estruturar para aproveitar da melhor forma este momento próximo ao fim da pandemia.

O diretor-executivo afirmou que várias ações podem ser implementadas neste sinto. ?Cito algumas, como a desburocratização para abertura de empresas e emissão de licenças e alvarás, investimentos na formação de mão de obra para os setores em desenvolvimento, oferta de crédito para empreendedores e programas de qualificação, articulação com a sociedade civil e demais órgãos de fomento à economia, como o Sebrae.?

NÚMEROS

Para o economista e pesquisador em economia local e regional, prof. Marco Aurélio Barbosa de Souza (FAC-FEA), dados e indicadores da economia regional, dos primeiros meses do ano, trazem boas perspectivas para 2022.

O pesquisador cita o crescimento da instalação de novas empresas; saldo positivo no mercado de trabalho; aumento das exportações; ampliação da arrecadação tributária; movimentação do sistema bancário municipal, entre outros.

Souza cita a instalação de 1.580 empreendimentos da categoria de MEIs (Microempreendedores Individuais) nas quatro maiores cidades da região em janeiro e a expansão em 95,95% das exportações desses municípios, alcançando o valor de US$ 145 milhões de dólares. Destaca ainda, o saldo positivo de 2.007 postos de trabalho, dos 43 municípios da Região Administrativa, no primeiro mês do ano.

Para o economista, a região apresenta potencialidades em vários setores, que podem se transformar em eixos indutores do crescimento econômico, entre os quais, o setor de turismo. Nesse sentido, aponta como estratégicos o Speed Park de Birigui, maior kartódromo da América Latina; a ABQN em Araçatuba; o complexo Aqualinda de Andradina e outros parques aquáticos da região (Hot Planet de Araçatuba e Massaguaçu de Birigui).