Imprensa

26.06.2020

Coronavírus chegará às 645 cidades de SP até o fim de maio, diz secretaria

Folha de S. Paulo – Coluna Mônica Bergamo – 07/05/2020
 
O novo coronavírus chegará aos 645 municípios do estado de São Paulo até o fim de maio. A conclusão tem base em um estudo da Fundação Seade que mostra que, a cada três dias, 38 novas cidades paulistas estão registrando casos de Covid-19.
Na quarta (6), o número total de cidades com pessoas já infectadas chegou a 371.
“Em março, a cada três dias, sete novas cidades entravam na lista das que registravam casos de Covid-19. O número cresceu para 25 em abril e, agora, deu novo salto”, diz o secretário de Desenvolvimento Regional de SP, Marco Vinholi.

Os registros de infecção pelo novo coronavírus crescem a uma velocidade quatro vezes maior no interior do estado, se comparada à da capital.
No interior, o número de casos cresceu 3.302% entre os dias 1o e 30 de abril, passando de 129 para 4.389.
Na capital, o crescimento foi de 770%.
Todos os municípios com mais de 100 mil habitantes já têm moradores com Covid-19. As cidades menores devem ser todas atingidas até o fim do mês.
Na sexta (​8), o governo de São Paulo divulgará um plano para a flexibilização da quarentena no estado. Ainda não está claro se elas serão mesmo implementadas –ou se as medidas de distanciamento social serão até mesmo endurecidas em algumas regiões.
“Os dados estão postos. A situação é preocupante. Tudo será definido com base na ciência, pelo comitê de combate à Covid-19”, diz o secretário Vinholi.