Imprensa

29.06.2020

Com casos confirmados em 6 cidades, ABC paulista monta hospitais de campanha para pacientes com coronavírus

Site G1 – 03/04/2020
 
Seis das sete cidades do ABC paulista possuem casos confirmados do novo coronavírus. Apenas Rio Grande da Serra não possuía notificação de Covid-19 até a publicação desta reportagem.

Três municípios da região (São Bernardo do Campo e Santo André, com duas mortes cada um, e São Caetano do Sul, com uma) já registraram óbitos relacionados à doença. É o que aponta levantamento da Fundação Seade, ligada à Secretaria de Governo de São Paulo, feito com base em informações da Secretaria Estadual da Saúde e atualizado diariamente.

Para enfrentar a pandemia, Santo André e Mauá estão montando hospitais de campanha para atender pacientes com o novo coronavírus. Em Santo André, 300 leitos estão em fase final de instalação e devem ser entregues na semana que vem, segundo a prefeitura.

De acordo com o levantamento realizado pela Fundação Seade, São Bernardo, Santo André e São Caetano estão entre as cinco cidades paulistas com mais casos confirmados da Covid-19.

Veja abaixo as cidades com mais casos de coronavírus no estado de São Paulo*:

  1. São Paulo – 2.418 casos e 144 mortes
  2. São Bernardo do Campo – 52 casos e 2 mortes
  3. Santo André – 51 casos e 2 mortes
  4. Osasco – 43 casos e 2 mortes
  5. São Caetano do Sul – 32 casos e 1 mortes
  6. Guarulhos – 25 casos e 2 mortes
  7. Santos – 23 casos e 0 morte
  8. Campinas – 22 casos e 1 morte
  9. Taboão da Serra – 22 casos e 1 morte
  10. Barueri – 21 casos e 0 morte

*Fonte: Secretaria Estadual da Saúde/Fundação Seade

De acordo com a Secretaria da Saúde, o estado de São Paulo contabiliza 208 mortes e 3.506 casos confirmados do novo coronavírus; 21 municípios paulistas já registraram morte por Covid19 e 73 possuem notificações da doença.

300 leitos

Em Santo André, os hospitais de campanha ficarão no Estádio Bruno José Daniel e no Complexo Pedro Dell´Antonia. Juntos, os equipamentos terão 300 leitos de baixa, média e alta complexidades para o tratamento do novo coronavírus.

Ainda de acordo com a prefeitura, do total de 300 leitos, 30 serão de transição, ou seja, leitos equipados para estabilização do paciente, e 270 destinados para paciente de baixa e média complexidade.

O investimento da prefeitura para a adaptação e a construção desses novos equipamentos é de R$ 10 milhões, segundo a administração municipal.

Em Mauá, a montagem do hospital de campanha foi iniciada nesta quinta-feira (2) no centro da cidade.

De acordo com a prefeitura, a estrutura contará inicialmente com 30 leitos e 40 profissionais para atender pessoas infectadas pelo vírus.

Veja abaixo os números de casos confirmados em Diadema, Mauá e Ribeirão Pires

  • Diadema – 8 casos
  • Mauá – 3 casos
  • Ribeirão Pires – 1 caso